CONVÊNIO IBCM e FBM GARANTE A SAÚDE DA FAMÍLIA DO1º BPAT

À tarde de sexta-feira, dia 14 de agosto de 2008, ficará marcada de forma muito especial para os familiares e integrantes do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas que respondem pela segurança pública de 12 cidades da Região das Hortênsias, dos Campos de Cima da Serra e do Vale do Paranhana.

Na presença do Prefeito de Gramado e de várias autoridades locais, do Corpo Técnico do Ambulatório “Major Lauro Cezar da Silveira” do Batalhão Turístico, comendadores e família brigadiana, ao som da Banda de Música da Brigada Militar de Monte Negro, foi por seus Presidentes assinado o Convênio entre a IBCM e a Fundação da Brigada Militar com vistas ao pleno funcionamento do Ambulatório da Unidade.

A IBCM, abreviatura de Instituição Beneficente Coronel Massot, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, criada a partir dos quartéis da Brigada Militar em 18 de setembro de 1928, portanto há 80 anos, tendo por finalidades promover a saúde, educação, cultura e a assistência social de seus associados - mais de 30 Mil e aproximadamente 60 Mil dependentes; Já a FBM – Fundação da Brigada Militar tem como principal atribuição administrar e explorar os bens da Brigada Militar, cujo patrimônio permanece atrelado ao Estado, revertendo os dividendos obtidos na conservação e melhoria do patrimônio e realizando investimentos em prol da Brigada Militar e de seus integrantes.

O convenio firmado entre as partes só trará benefícios ao BPAT. Corresponde ao aprimoramento dos serviços instalados e sua ampliação, além de garantir sua continuidade. Mesmo que mude o Comando, ainda que se renovem os presidentes da Fundação e do IBCM o atendimento das necessidades sócio-assistênciais e de saúde da tropa e seus familiares ficam assegurados.

Graças ao convênio o comando se desonera de questões ligadas à administração e funcionamento do Ambulatório, o que vinha tomando tempo precioso, devido a sua importância e complexidade, sendo realizado com muito empenho, coragem e obstinação e que agora passa a acontecer “naturalmente” por força da comunhão de esforços entre a FBM e a IBCM.

Desde novembro de 2007 quando foi inaugurado o Ambulatório do BPAT, comandante, alguns oficiais e praças abnegados garantiram que os serviços de saúde não sofressem solução de continuidade. De lá prá cá as parcerias sociais e comunitárias, o espírito nobre de muitas pessoas, dos profissionais que compõem o Corpo Técnico, em especial a Assistente Social e o Assessor Jurídico, o Psiquiatra e a recepcionista, a equipe de limpeza, em fim muitos foram os que se transformaram em “voluntários”, quer por acreditarem no projeto, quer por aguardarem com paciência e resignação o momento da assinatura do convênio que ora se realizou. A estes nossa mais profunda gratidão, em nome dos associados do IBCM e da família do 1º BPAT.

O ato solene esteve impregnado de manifestações coesas no sentido da relação existente entre o bem estar do próprio policial militar e sua família e as repercussões positivas que tal sensação produz na excelência da prestação de serviços à comunidade.

Em sua fala, o Presidente do IBCM tenente Daniel, salientou sua filosofia trabalho à frente da Instituição: “prevenção, através do atendimento, antecipando e aliviando as dores dos associados” e sublinhou o cuidado com que o convênio foi estudado, quer por sua diretoria, quer pelo conselho deliberativo da IBCM.

O coronel Bonete, presidente da Fundação da Brigada Militar, ressaltou a importância da continuidade do trabalho do Ambulatório e sua parceria “de primeira hora” com o comandante do 1º BPAT, intermediando e facilitando todos os projetos do comando em prol do bem estar da família brigadiana.

O tenente coronel Frota, em sua manifestação, disse acreditar na importância do trabalho realizado com a colaboração de todos: “uma abordagem humanística da gestão administrativa não se faz sozinho” acrescentando em seu pronunciamento que “independente de quem comandar o Batalhão, o Ambulatório Lauro Cezar da Silveira terá continuidade”. Feliz com mais uma missão cumprida, o comandante agradeceu o carinho e atenção de todos os profissionais que atendem ao efetivo e seus familiares no ambulatório, aos Presidentes da FBM e IBCM.

O Prefeito Pedro Bertolucci, apesar de muitos compromissos em razão dos eventos do 36º Festival de Cinema, deixou claro que não poderia faltar a solenidade para registrar e avalizar o trabalho realizado pelo 1º BPAT: “Através da qualidade de vida dos militares e seus familiares, temos o resultado positivo no desempenho de suas funções junto à comunidade”. Disse ainda o Prefeito: “Não podemos encontrar carinho nas páginas do convênio, este sentimento está nas pessoas que fazem gestão pública na forma como o comandante Frota a realiza, o resultado disto é que Gramado é o roteiro turístico mais seguro do Brasil”.

A solenidade encerrou com uma saborosa degustação de vinhos chilenos, sob responsabilidade do Supermercado Nacional de Gramado acompanhado de requintado coquetel oferecido pelo Buffet Iriu’s, com o mesmo padrão de qualidade que atende a “Comenda da Ordem do Batalhão Turístico” tradicional Jantar-Baile que marca os aniversários da Unidade.

Rua Cel João Correa, 289 - Bairro: Centro - Gramado/RS - Cep 95670-000 Fone:(054) 3286-1261/5117