Segurança Pública recebe doação de viaturas do Ministério Público

O governo do Estado recebeu, nesta terça-feira (24), uma doação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) composta de sete viaturas para as forças de segurança. A entrega dos veículos, três para a Brigada Militar e quatro para a Polícia Civil, aconteceu na manhã desta terça-feira (24), no Palácio Piratini com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e do procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen.

Para a Brigada Militar, são três carros Renault Duster, no valor de R$ 73 mil cada. Ao todo, os veículos custaram R$ 752 mil. Segundo o futuro comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio Ikeda, as viaturas vão auxiliar no patrulhamento motorizado na área central de Porto Alegre. “Elas serão destinadas ao 9º Batalhão de Polícia Militar, o que tem maior população e onde tem maior fluxo de pessoas. Então, a população vai poder ver mais três viaturas patrulhando área central Ca Capital”, afirmou.

O dinheiro veio de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e Ação Civil Pública, conforme explicou Dallazen: “Os recursos vêm da atu ção do Ministério Público, caso, das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente e de Defesa do Consumidor.

Verificando ilícitos nessas áreas, fizemos um acordo com aqueles que causaram poluição ambiental e cobramos daqueles que violaram os direitos do consumidor. Só que os recursos, em vez de virarem multas ou irem para fundos, foram canalizados para a compra de veículos para a Segurança Pública. É muito importante, porque demonstra uma integração operacional, que vem trazendo grandes resultados ao Estado”.

O secretário Cezar Schirmer destacou o bom relacionamento e a integração entre os poderes. “Temos uma relação muito positiva com o Ministério Público, não apenas na questão de viaturas e equipamentos – que, obviamente, são muito importantes –, mas não se resume a isso. A integração é a compreensão, cada vez mais presente, simboliza que todas as instituições e pessoas do lado do bem têm que se somar no combate à violência e à criminalidade”.

O governador destacou a importância de unir esforços. “Saudamos esta iniciativa do Ministério Público que, sem dúvida, reforça a harmonia entre os poderes. Isso é fundamental no momento que vivemos. Se não trabalharmos em conjunto, será muito mais difícil transformar o futuro para melhor. Temos aqui mais uma ação que nos motiva. É isso que a sociedade espera de nós. As pessoas querem segurança. E todos precisam fazer sua parte”.

Sartori também lembrou outras parcerias na área da Segurança Pública, como, por exemplo, a doação de 46 viaturas e equipamentos pelo Instituto Cultural Floresta (uma organização de empresários) e a aquisição de 35 viaturas pela prefeitura de Canoas (dentro do Sistema de Segurança Integrada com os municípios).

Também participaram da cerimônia o vice-governador José Paulo Cairoli; o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa; a secretária de Comunicação, Isara Marques; o subcomandante-geral da BM, coronel Eduardo Biacchi; o chefe do Estado-Maior, coronel Júlio César Rocha Lopes; e o chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt.

GABINETE DO COMANDANTE-GERAL
Texto: Clelia Admar
Foto: Sgt. Éverton Ubal
Visitantes:
Visitantes: 
Desenvolvido por Departamento de Informática da Brigada Militar© Copyright 2016, Todos os Direitos Reservados