Resultados positivos das Bases Móveis Comunitárias da Brigada Militar no litoral gaúcho


As Bases Móveis Comunitrárias (BMCs) da Brigada Militar estão instaladas em sete praias do litoral norte e sul desde o dia 29 de dezembro na 49° Operação Golfinho. Presentes nos balneários de Torres, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Tramandaí, Cidreira, Cassino e São Lourenço do Sul, elas auxiliam no policiamento ostensivo preventivo com ações de polícia comunitária. 


Os motorhomes disponibilizam serviços como o registro de ocorrências, prestação de informações, obtenção de pulseiras de identificação para as crianças, além de contar com a distribuição de folhetos ilustrativos com dicas aos veranistas em português e espanhol, visto que alguns vêm do exterior para passar a temporada no litoral gaúcho. 


Os policiais militares lotados nas Bases Móveis ainda realizam o policiamento em bicicletas, visitando residências e comércios próximo ao estacionamento da Base. Essa atividade aproxima a comunidade da Brigada Militar que, informada de problemas relacionados à segurança pública, busca a resolução dos mesmos. 


Para Vilson Hieger Godinho, morador de Tramandaí há 32 anos e dono de um mercado próximo à base, a presença da BMC e as visitas residenciais e comerciais dos policiais militares são de grande importância visto que aumentam a sensação de segurança dos comerciantes e também dos veranistas. 


A fala do comerciante se confirma com os dados de produtividade das BMCs: de 1179 pessoas abordadas, já somam um total de dez presos, 48 ocorrências atendidas, drogas apreendidas, 787 veículos fiscalizados, 19 pessoas localizadas, 3143 orientações e auxílios aos veranistas.


Os motorhomes têm feito sucesso no litoral gaúcho, sendo que, até a última sexta-feira (18/1), já tinham registrado um número total de 2.773 visitas recebidas. O efetivo também  já realizou 759 visitas comerciais e 311 visitas residenciais. 


O serviço de distribuição de pulseiras de identificação entregues as crianças para que, ao se perderem de seus pais, sejam encontradas facilmente com a ajuda da Brigada Militar, já superou os números do ano anterior. Segundo a coordenação das BMCs, na última temporada, foi realizada a entrega de 6.273 pulseiras. Em 15 dias da atuação das Bases Móveis nesta temporada já foram entregues 6.797.


Em menos de um mês de atuação das Bases Móveis são vários os resultados positivos. Quando questionado referente a este retorno, o coordenador das BMCs na Operação Golfinho, capitão Wagner Carvalho, afirma: “A consolidação das Bases Móveis, no quinto ano do projeto, está vinculada ao planejamento e suporte da corporação para colocar em prática a filosofia de polícia comunitária; à proatividade, perfil e comprometimento do efetivo imbuído dos princípios de aproximação com a sociedade; e da divulgação feita pelos órgãos de comunicação”.


Comunicação Social/EMBM

Texto: Sd Adriély Escouto/PM5

Fotos: Sd De David e BMC

Visitantes:
Visitantes: 
Desenvolvido por Departamento de Informática da Brigada Militar© Copyright 2016, Todos os Direitos Reservados