Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aula inaugural do Curso Básico de Formação Policial Militar

Publicação:

08
Aula Inaugural do CBFPM

O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, participaram, na manhã desta quinta-feira (22/4), da aula inaugural virtual do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) 2021.

Os 890 novos alunos-soldados eram aguardados após longo período de concurso público, iniciado em 2017. Após todas as etapas previstas no edital, a turma iniciou a formação no começo de abril nas cidades de Porto Alegre, Montenegro, Santa Maria, Osório, Rio Pardo e Santa Rosa. A previsão é de que concluam o curso até dezembro, podendo reforçar o efetivo da Brigada Militar ainda neste ano.

“Quero dar boas-vindas aos meus colegas e novos servidores públicos do Estado, destacando que quem escolhe o serviço público, seja por processo seletivo ou voto popular, escolhe mais do que uma vaga de emprego. Escolhe se colocar a serviço da sociedade e tornar a vida das pessoas melhor. Não quer dizer que não terão dificuldades ou momentos de tristeza, mas posso dizer que dá muita satisfação trabalhar para mudar a vida das pessoas à nossa volta. E a Brigada Militar, em especial, que muito nos orgulha, tem disciplina, inteligência e estrutura para dar a vocês as condições de trabalho que vão lhes permitir atingir os seus objetivos pessoais e profissionais, tornando o nosso Estado mais seguro e dando às pessoas melhores condições de viverem e trabalharem aqui. Por isso, sejam muito bem-vindos e, acima de tudo, sejam felizes nessa nova carreira”, disse o governador, abrindo a aula inaugural.

Leite ainda destacou que o chamamento e a formação de novos agentes, em todas as forças da segurança pública, é uma das prioridades da gestão, tanto é que será investido em torno de R$ 1 bilhão para isso ao longo dos quatro anos de governo.

Investimento é um dos chamados três “Is”, juntamente com Integração e Inteligência, que sustenta o programa estrutural e transversal RS Seguro, principal política de segurança pública do Estado, que foi apresentado pelo vice-governador na palestra da aula inaugural aos novos alunos.

“Sejam muito bem-vindos à Brigada Militar e à Segurança Pública gaúcha. Desejo que aqui vocês possam se realizar profissional e pessoalmente. Aproveitem o curso de formação. Com a experiência que tenho e lembrança da minha própria formação na Polícia Civil, lá em 1998, posso dizer que passa muito rápido. Serão nove meses que passarão voando e, daqui uns dias, vocês já estarão nas ruas trabalhando e nos ajudando a reduzir ainda mais os indicadores de criminalidade”, afirmou Ranolfo.

O curso é supervisionado pelo Departamento de Ensino, coordenado e executado pelas Escolas de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro (EsFES/MN), Osório (EsFES/Os) e Porto Alegre, pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Santa Maria (EsFAS) e pelos Polos de Ensino de Santa Rosa e Rio Pardo.

Devido à pandemia, o CBFPM 2021 foi adaptado para ter turmas reduzidas, com no máximo 20 alunos por sala de aula. Além disso, rigorosos protocolos de segurança sanitária foram implementados, prevendo, além do uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPIs), uma série medidas para prevenir o contágio e atuar em caso de eventuais contaminações. Tudo para garantir proteção e suporte aos alunos e instrutores.

Também participaram da aula-inaugural o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Vanius Cesar Santarosa, o diretor de Ensino da BM, tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, o comandante da Academia de Polícia Militar, tenente-coronel José Carlos Pacheco Ferreira, além de coordenadores do curso e instrutores.

Brigada Militar