Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lançamento da Operação Aquática

O evento será no Balneário de Ilha Redonda no Município de Palmitos/SC, através da Polícia Ambiental de Santa Catarina

Publicação:

Operação Aquática Piracema
Operação Aquática Piracema

O Comando Ambiental da Brigada Militar/RS participa nesta quinta-feira (1/10), do lançamento da Operação Aquática Piracema, através do Comando de Policiamento Militar Ambiental de Santa Catarina. O evento terá início às 9h no Balneário de Ilha Redonda no Município de Palmitos/SC.


A operação tem como objetivo coibir a pesca irregular na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante o período da Piracema. 

O período da piracema inicia no dia 1º de outubro de 2020 e vai até o dia 31 de janeiro de 2021. A piracema é um período reprodutivo muito importante para diversas espécies de peixes, incluindo aquelas ameaçadas de extinção, como o dourado e a piracanjuva.

Nesse período, fica proibido a pesca profissional e amadora, inclusive o pesque e solte com uso de varas e molinete, sendo liberado apenas a pesca de subsistência com o limite de 5 kg de pescado utilizando apenas linha de mão, a pesca de caráter científico, prévia e devidamente autorizada pelo IBAMA.

Texto e fotos: Comunicação Social do CABM

Brigada Militar