Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação conjunta da BM e Secretaria Estadual de Meio Ambiente prende seis pessoas e apreende 64 pássaros na região Sul

A operação ocorreu nas cidades de Arroio Grande, Rio Grande e Pelotas

Publicação:

Operação conjunta da BM e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente prende seis pessoas e apreende 64 pássaros na região Sul
Operação conjunta da BM e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente prende seis pessoas e apreende 64 pássaros na região Sul

Nos dias 19/11, 20/11 e 21/11 seis pessoas foram presas por crime ambiental após a operação Voo Livre, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura em conjunto com o 1º Pelotão Ambiental da Brigada Militar em Pelotas.
Nos três dias de operação foram apreendidos 64 pássaros silvestres mantidos em cativeiro irregular. Eram 18 canários-da-terra, 13 azulões, dez coleirinhos, nove cardeais, quatro coleiros-do-brejo, quatro tupis, quatro trinca-ferros, um pintassilgo e uma caturrita. A operação abrangeu as cidades de Arroio Grande, Rio Grande e Pelotas.
Dos 64 pássaros silvestres apreendidos, 45 serão devolvidos a natureza e 19 encaminhados ao centro de triagem de animais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A operação contou ainda com ação de fiscalização à pesca ilegal e caça dentro dos limites da unidade de conservação resultando na apreensão de redes de pesca de uso proibido, 330 metros de espinheis e identificação de um acampamento irregular.
Também foi registrado um abandono de incapaz e apreendida uma espingarda calibre 5.5.

Comunicação Social/EMBM
Texto e foto: 1º Pelotão Ambiental da BM de Pelotas.
Edição e Publicação: Est. Gabriela Castro/PM5

Brigada Militar