43º aniversário do CRPO Vale do Caí

oficiais do crpo vc
Oficiais do CRPO VC - Foto: Sgt RR Anderson
Por TC Márcio

Neste dia 18 de outubro o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Caí completa seu 43º aniversário.

Em 1977, foi criado o Comando de Policiamento da Área 4 - CPA/4, com sede em Novo Hamburgo.

Em outubro de 1981 a sede do CPA/4 foi transferida de Novo Hamburgo para a cidade de Montenegro.

Brasão CRPO VC reestilizado 2020

Após passar por algumas reestruturações, em 2004, o Comando Regional de Polícia Ostensiva Vale do Caí - CRPO/VC passou a ter circunscrição territorial abrangendo os seguintes municípios: Montenegro, São Sebastião do Caí, Salvador do Sul, Triunfo, Feliz, Bom Princípio, Maratá, Brochier, Pareci Novo, Barão, São José do Sul, São Pedro da Serra, São José do Hortêncio, Harmonia, Alto Feliz, Linha Nova, Vale Real, São Vendelino e Tupandi.

Na quinta-feira (08\10), foi realizado na sede do CRPO-VC uma formatura alusiva ao aniversário, contando com a presença do Subcomandante Geral da Brigada Militar, Cel Santarosa, os ex-comandantes do CRPO-VC, Cel Brite, Cel da Reserva Dutra, Borges, Mantovani e Ten Cel Pitta, Comandante do CRPO Vale dos Sinos, Ten Cel Daniel, Comandantes do 5º e 27º BPM, Ten Cel Pereira Martins e Maj Oberdan, demais Oficiais, Praças e Funcionários Civis do CRPO-VC.

Mesa autoridades
Cel Brite, Cel Santarosa, Ten Cel Marcio - Foto: BM- CRPO VC

Nesta solenidade o Comandante do CRPO-VC, Ten Cel Márcio, falou aos presentes, destacando o excelente trabalho que os Policiais Militares do Vale do Caí desempenharam no último ano, alcançando uma redução significativa nos índices de criminalidade. Elogiou o empenho dos seus Comandantes de Batalhão que, em conjunto com os Prefeitos de diversos municípios, estão engajados em instalar e ampliar os sistemas de vídeo-monitoramento e cercamento eletrônico, que já realidade em alguns municípios, como Montenegro e São Sebastião do Caí, e vêm apresentando ótimos resultados, prevenindo e ajudando a elucidar crimes.

DSC 0674
Subcomandante-geral da BM - Foto: BM- CRPO VC

Durante a solenidade foram realizadas entrega de Diplomas aos Policiais Militares que foram agraciados com Medalha. Foram feitas homenagens aos Policiais Militares escolhidos como destaque Operacional e administrativo dos Batalhões, aos PM que passaram para a Reserva Remunerada, aos PM que arriscaram suas vidas no último mês de julho no município de Barão, salvado dois homens num incêndio, aos PM que efetuaram a prisão dos criminosos que cometeram o latrocínio em setembro passado no município de Feliz. Foi entregue uma placa ao Comandante do CRPO Vale dos Sinos em agradecimento ao trabalho conjunto que vem sendo realizado garantindo qualidade na segurança pública dos Vales. Fora realizado a inauguração da foto do Ten Cel  Pitta na galeria dos ex-comandantes do CRPO-VC. Por fim o Subcomandante Geral recebeu uma placa alusiva ao aniversário do CRPO-VC e uma cesta com produtos da região, em agradecimento ao seu empenho em auxiliar o Comando do Vale do Caí sempre que é solicitado, especialmente nas questões operacionais.

DSC 0474
Canto do Hino Nacional - Foto: BM- CRPO VC

Em sua fala o Cel Santarosa, Subcomandante Geral da BM, destacou os excelentes índices alcançados no Vale do Caí, onde houve redução significativa nos principais indicadores de criminalidade. O Coronel elogiou o trabalho que vem sendo realizado pelo Comando Regional no sentido de buscar melhores condições de trabalho para seus efetivos. Reconheceu a carência de efetivo, anunciando que já está trabalhando na distribuição dos novos soldados que irão concluir o Curso de Formação no próximo mês de dezembro e salientou que o Governo do Estado já autorizou a chamada de mais duas turmas no próximo ano. Por fim cumprimentou todos os homenageados que passaram para a reserva e aqueles que se destacaram no último ano, elogiando a dedicação dos PM e dizendo que “Ninguém conquista estes resultados sozinho. O sucesso alcançado depende do trabalho de todos.”

DSC 0545
Sd Appel, Sd Cristian e Sd Edinéia destaques do 27ºBPM - Foto: BM- CRPO VC