Brasão passa a identificar CRPO Litoral

BRASÃO CRPO LITORAL_oficial
Por JORNALISTA JUSSARA PELISSOLI - SERVIDORA CIVIL DO CRPO LITORAL

A logomarca de um órgão, entidade ou empresa estabelece uma relação de proximidade com o seu público-alvo e vai sofrendo alterações, ao longo do tempo, para se adequar à modernidade visual. O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) passa a utilizar um brasão, no lugar do logotipo que o identificava.

O brasão do CRPO Litoral foi instituído por decreto estadual, no último dia 02 de novembro, e o simpático golfinho, que ilustrava o seu logotipo, foi mantido no escudo, porém com imagem ajustada às figuras heráldicas.

O golfinho, ou boto, é um mamífero marinho característico do Litoral Norte, dotado de diferenciada inteligência e perspicácia, que simboliza a agilidade do policiamento ostensivo, a astúcia, força e maleabilidade no planejamento de ações e na superação de obstáculos.

O brasão ainda é composto de uma torre, que significa solidez, segurança e a generosidade no serviço à pátria; duas pistolas de Clark cruzadas, simbolizando as armas da atividade policial; e duas estrelas em ouro para representar os dois municípios-sedes do 8º BPM (Osório) e do 2º BPAT (Capão da Canoa), unidades subordinadas ao CRPO Litoral.

O comandante do CRPO Litoral, coronel Marcel Vieira Nery, determinou a criação do brasão, pois este comando regional da Brigada Militar já está instalado em Osório há 22 anos e não contava com escudo oficial.