Brigada Militar de Igrejinha realiza formatura do Proerd

235 alunos se comprometeram em dizer não às drogas e à violência

Alunos receberam certificados, medalhas e o leãozinho, símbolo do PROERD
Alunos receberam certificados, medalhas e o leãozinho, símbolo do PROERD - Foto: Ângelo De Zorzi
Por Comunicação Social 1º BPAT

Na manhã deste sábado (11/06), a Brigada Militar de Igrejinha realizou no Parque da Oktoberfest de Igrejinha a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, deste 1º semestre de 2022.

Neste 1º semestre as aulas foram ministradas pela Soldado Franciele Gomes para 10 turmas, de 5º ano, de oito escolas da rede municipal, estadual e particular, no total de 235 alunos.

O evento teve a participação do Tenente Coronel Cezar Augusto Chaves, comandante do 1º BPAT, do Prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, da Secretaria Municipal de educação, Cristiane Martins, entre diversas outras autoridades.

Todos os alunos receberam certificado de conclusão, medalha e um leãozinho de pelúcia, mascote do Proerd. Ainda houve premiação de bicicletas aos alunos que se destacaram com as melhores redações sobre o conteúdo estudado.

Durante a cerimônia, houve o juramento do Proerd, onde diante da comunidade os alunos se comprometem a dizer não às drogas e à violência.

O Currículo do PROERD objetiva identificar as habilidades básicas e fundamentais, no processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo:

-      autoconhecimento e autogerenciamento;

-      tomada de decisão responsável;

-      compreensão dos outros (alteridade);

-      habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal;

-      habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

O presente currículo utiliza essa teoria para ensinar aos jovens como controlar seus impulsos e pensar nos riscos e nas consequências, o que resultará em escolhas mais responsáveis. Acredita-se que, ao ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de fazer escolhas saudáveis, não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas. À medida que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente, conduzirão suas vidas de forma mais produtiva e livre de drogas.

A visão do PROERD é a de que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva, de se comunicar e de se relacionar melhor com as pessoas, além de se manter livres de drogas e obter maior sucesso em todas as áreas de suas vidas.