Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar investe em melhorias no Centro de Formação Aeropolicial

Publicação:

Centro de Formação Aeropolicial
Centro de Formação Aeropolicial - Foto: Centro de Formação Aeropolicial

No dia 2 de fevereiro iniciou o curso de piloto comercial de avião/helicóptero no Centro de Formação Aeropolicial. Cinco novos Oficiais-Alunos foram selecionados para formação na atividade aérea da Instituição e, além desse, também retornam aos bancos escolares, integrantes do Batalhão de Aviação e do Esquadrão independente de Caxias do Sul, para ascenderem em suas formações.

Para poder receber os novos alunos algumas obras e melhorias na sede do Centro de Formação Aeropolicial (CFAer) foram realizadas, tais como: a revitalização do Hangar, onde foram investidos na pintura de paredes e troca do piso. Além da demarcação das áreas de pouso de helicóptero, respeitando afastamentos de segurança para aeronaves de médio porte que a Brigada Militar opera no litoral, que são os modelos Esquilo e Koala. 

A fim de evitar que missões de treinamento misturem-se com missões operacionais, foi repensada a criação de uma unidade operacional, paralela à existência da escola CFAer, o 2° Esquadrão Independente de Aviação e com ele, a destinação de uma aeronave multimissão Esquilo para atender à região do Litoral e Encosta da Serra.

Também efetivou-se a suplementação em 25% do custeio em manutenção de aeronaves do CFAer para fazer frente à nova demanda de formação de pilotos e ainda a reforma das aeronaves do CFAer, o avião multimotor Aztec e o mono Carioca.

A Brigada Militar está implementando com a verba orçamentária, um heliponto homologado noturno na cidade de Capão da Canoa, possibilitando aos novos alunos realizar a matéria de voo noturno, que também permitirá na ampliação da capacidade operacional na região.

Brigada Militar