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Carta de Serviços do Comando Rodoviário da BM

Quais são todos os serviços prestados pelo CRBM ao público externo, distinguindo os serviços presenciais e online?

Requisitos: Após ter sido atendido pelo comando rodoviário em um acidente nas rodovias estaduais gaúchas, estar munido das informações sobre o acidente: a data e hora do fato, a rodovia e o quilometro e por fim o grupo rodoviário que efetuou o atendimento.

Documentos: Para que o Comando rodoviário tenha controle de quem está realizando a solicitação deste documento é necessário informar o número de CPF ao realizar a solicitação.

Formas de acesso ao serviço: De modo a facilitar à obtenção deste documento a forma de acesso é virtual. 

Acesse: https://crbm.bm.rs.gov.br/solicite-sua-certidao/

Etapas para processamento do serviço

1. Acessar o site do comando rodoviário
2. Entrar no menu -> serviços online -> solicite sua certidão
3. Informar os dados do solicitante:
  a. Nome
  b. CPF
  c. Email
  d. Celular
  e. Endereço
  f. Bairro
  g. Estado
  h. Cidade
  i. CEP
4. Informar dados do acidente
  a. Data do fato
  b. Hora
  c. Rodovia
  d. Quilometro
  e. Grupo rodoviário que atendeu
5. Anotar a chave gerada após solicitar a certidão de acidente

Prazo máximo previsto para prestação do serviço:

Este serviço fica disponível no site do comando rodoviário a qualquer hora. A solicitação pode ser feita a qualquer momento após atendimento do acidente.

Como o usuário pode apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço?

Eventuais dúvidas sobre o serviço podem ser sanadas via telefone diretamente para o grupo rodoviário que efetuou o atendimento do acidente ou ainda via email para o comando rodoviário, ambos disponíveis no site do comando rodoviário.

Prioridades de atendimento:

De modo a respeitar o princípio da impessoalidade e eficiência, o serviço em questão não destina prioridade específica para as solicitações. Dessa maneira, trabalhando de forma eficiente são homologadas e liberadas na ordem que são realizadas.

Tempo de espera para atendimento:

Este serviço fica disponível no site do comando rodoviário a qualquer hora.

Mecanismos de comunicação com os usuários:

Eventuais dúvidas sobre o serviço podem ser sanadas via telefone diretamente para o grupo rodoviário que efetuou o atendimento do acidente ou ainda via email para o comando rodoviário, ambos disponíveis no site do comando rodoviário.

Procedimentos adotados para receber e responder as manifestações dos usuários:

-Solicitação enviada para o grupo que atendeu o acidente
-Comandante do Grupo rodoviário faz a homologação
-Grupo rodoviário libera a certidão para retirada pelo usuário no site do Comando Rodoviário

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação:

Na área de retirada da certidão ao informar o CPF e Chave o sistema responde informando caso a certidão não esteja disponível. Outrossim, é possível contatar via telefone o grupo rodoviário que fez o atendimento e perguntar sobre o andamento da solicitação.

Requisitos: A solicitação é encaminhada ao grupo rodoviário que atendeu a ocorrência um alerta para que esse faça a homologação da certidão que será liberada no prazo médio de 5 dias.


Documentos: Para realizar a retirada da certidão é necessário informar a chave gerada no ato da solicitação e o mesmo CPF informado durante a solicitação.


Formas de acesso ao serviço: A retirada deste documento é feito por meio virtual, no site do comando rodoviário.

Acesse:https://crbm.bm.rs.gov.br/retire-sua-certidao/

Etapas para processamento do serviço

1. Acessar o site do comando rodoviário
2. Entrar no menu -> serviços online -> retire sua certidão
3. Informar os dados do solicitante
  a. CPF informado ao solicitar
  b. Chave informada pelo sistema no momento da solicitação

Prazo para prestação do serviço:

Para que o serviço de certidão forneça dados fidedignos é necessária uma homologação, processo que requer em média 5 dias.

Como o usuário pode apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço?

Eventuais dúvidas sobre o serviço podem ser sanadas via telefone diretamente para o grupo rodoviário que efetuou o atendimento do acidente ou ainda via email para o comando rodoviário, ambos disponíveis no site do comando rodoviário.

Prioridades de atendimento:

De modo a respeitar o princípio da impessoalidade e eficiência, o serviço em questão não destina prioridade específica para as solicitações. Dessa forma, trabalhando de forma eficiente são homologadas e liberadas na ordem que são realizadas.

Tempo de espera para atendimento:

Para que o serviço de certidão forneça dados fidedignos é necessária uma homologação, processo que requer em média 5 dias.

Mecanismos de comunicação com os usuários:

Eventuais dúvidas sobre o serviço podem ser sanadas via telefone diretamente para o grupo rodoviário que efetuou o atendimento do acidente ou ainda via email para o comando rodoviário, ambos disponíveis no site do comando rodoviário.

Procedimentos adotados para receber e responder as manifestações dos usuários:

-Solicitação enviada para o grupo que atendeu o acidente
-Comandante do Grupo rodoviário faz a homologação
-Grupo rodoviário libera a certidão para retirada pelo usuário no site do Comando Rodoviário

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação:

Eventuais dúvidas podem ser sanadas via telefone ou ainda por email

Requisitos: De modo a atender o usuário da melhor forma, não existem requisitos para usufruir do serviço em comento.


Documentos: No que tange a ouvidoria, não é necessário informar documentos. Modo pelo qual o usuário pode informar condutas que julgar inapropriadas sem medo de sofrer qualquer forma de represália.


Formas de acesso ao serviço: Preservando a incolumidade do cidadão, este serviço é exclusivamente online, no site do comando rodoviário.

Acesse: https://crbm.bm.rs.gov.br/ouvidoria/

Etapas para processamento do serviço

1. Acessar o site do comando rodoviário
2. Entrar no menu -> Ouvidoria
3. Preencher o formulário
  a. Nome – opcional
  b. Email
  c. Telefone
  d. Assunto
  e. Tipo: Reclamação, Elogio, Informação, Sugestões.
  f. A mensagem
  g. Informar se deseja manter sigilo dos dados.

Prazo para prestação do serviço:

Este serviço fica disponível no site do comando rodoviário a qualquer hora. Entretanto as mensagens recebidas passam pelo crivo da seção técnica de correição que trabalha de modo a filtrar e categorizar as mensagens recebidas para tomar as medidas cabíveis. Desse modo, cumpre destacar que não existe prazo determinado para realização do serviço em comento.

Como o usuário pode apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço?

Eventuais dúvidas sobre o serviço podem ser sanadas via telefone ou ainda via email. Ambos disponíveis no site do comando rodoviário.

Prioridades de atendimento:

No que se refere as denúncias vindas pela ouvidoria, a seção técnica de correição, apura os fatos de forma eficiente de modo a tomar as providências que julgarem necessárias.

Tempo de espera para atendimento:

Entretanto as mensagens recebidas passam pelo crivo da seção técnica de correição que trabalha de modo a filtrar e categorizar as mensagens recebidas para realizar as medidas cabíveis. Desse modo, cumpre destacar que não existe prazo determinado para realização do serviço em comento.

Mecanismos de comunicação com os usuários:

Eventuais dúvidas sobre o serviço podem ser sanadas via telefone ou ainda via email. Ambos disponíveis no site do comando rodoviário.

Procedimentos adotados para receber e responder as manifestações dos usuários:

- Mensagem enviada para seção de correição do Comando rodoviário
- Triagem das mensagens pela equipe
- Adoção das medidas necessárias

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação:

Atualmente, devido à demanda e peculiaridades do processo correcional não existe ainda mecanismo de consulta sobre esse serviço.

Requisitos: Por tratar-se de um serviço informacional, prescinde de requisitos para acesso.

 
Formas de acesso ao serviço: De modo a facilitar a publicidade dos locais de fiscalização a lista é atualizada semanalmente no site do comando rodoviário.

Acesse: https://crbm.bm.rs.gov.br/radar-movel/

Etapas para processamento do serviço

1. Acessar o site do comando rodoviário
2. Nos cards da página inicial acionar – “Fiscalização Radar Móvel”
3. Selecionar qual Batalhão Rodoviário deseja visualizar a lista

Prazo para prestação do serviço:

Todos os Batalhões rodoviários atualizam a lista de locais semanalmente.

Como o usuário pode apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço?

Eventuais dúvidas sobre o serviço podem ser sanadas via telefone diretamente aos batalhões rodoviários ou ainda via email. Ambos disponíveis no site do comando rodoviário.

Mecanismos de comunicação com os usuários:

Eventuais dúvidas sobre o serviço podem ser sanadas via telefone diretamente aos batalhões rodoviários ou ainda via email. Ambos disponíveis no site do comando rodoviário.

Procedimentos adotados para receber e responder as manifestações dos usuários:

Os serviços que necessitam de autenticação digital?

No que se refere aos serviços de certidão de acidente de trânsito, ouvidoria e lista de locais de fiscalização não é necessário utilização de autenticação digital.

Brigada Militar