Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cartilha de Serviço do Departamento Administrativo

Departamento Administrativo (DA) da Brigada Militar (BM) traz esta Cartilha Orientativa com intuito de elucidar dúvidas a respeito dos serviços prestados pelo Departamento, facilitando assim a comunicação com os militares estaduais e a família brigadiana.

Os serviços presentes nesta cartilha também estão disponíveis no site da Brigada Militar na página do Departamento Administrativo, bem como o acesso ao agendamento virtual.

  • https://www.bm.rs.gov.br/servicos-do-departamento-administrativo
  • https://www.bm.rs.gov.br/agendamento-virtual

Pela ampla divulgação dos serviços, facilidade de acesso e agilidade dos processos, elaborou-se esta cartilha como parte integrante do Plano de Modernização Departamental – PMD 2020-2025.

O PMD se constitui num processo sistêmico e metodológico que, por meio de ferramentas de gestão e boas práticas, define de forma objetiva os caminhos a serem percorridos pelo Departamento Administrativo, em perfeito alinhamento com suas atribuições regimentais e as diretrizes definidas pelo comando da Corporação.

A cartilha é organizada de forma que cada capítulo contemple um dos serviços descrevendo o tipo de serviço, quem tem direito, a documentação necessária, informações de como iniciar o processo, contato para dúvidas .

Cartilha para download -  Cartilha DA (.pdf 21,49 MBytes)

Brigada Militar