Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CRPO Litoral

CRPO Litoral - sede
CRPO Litoral - sede - Foto: Jussara Pelissoli

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) foi criado pelo Decreto Estadual Nº 38.107, de 22 de janeiro de 1998, e instalado em 02 de junho de 1998, sendo essa a data de comemoração do aniversário da Unidade.

 O CRPO Litoral está instalado em Osório e é constituído  pelo 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), também com sede em Osório, e pelo 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2º BPAT), sediado em Capão da Canoa.

Viatura na beira da Lagoa dos Barros, Osório, com parque eólico ao fundo

Os 23 municípios na área de abrangência das Unidades vinculadas são:

- 8º BPM: Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Maquiné, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Mostardas e Tavares.

- 2º BPAT: Arroio do Sal, Capão da Canoa, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá.

Esses municípios juntos somam  8.773,901 KM² de área territorial, com uma população de 420.852 habitantes (conforme Censo IBGE de 2022).

Municípios da área de abrangência do CRPO Litoral
Municípios da área de abrangência do CRPO Litoral - Foto: Arte: Sd Paula/P3-CRPO Litoral

O CRPO Litoral, subordinado ao Comando-Geral da Brigada Militar, tem como competência  administrar as atividades de polícia ostensiva e de segurança pública que são, efetivamente,  executadas pelo 8º BPM e pelo 2º BPAT.

Juntamente com o Comando-Geral da Brigada Militar, o CRPO Litoral tem a responsabilidade de coordenar a Operação Golfinho nas praias da região, realizada durante as temporadas de veraneio, normalmente entre a segunda quinzena de dezembro e a primeira semana de março.

A Operação Golfinho é a maior mobilização de efetivo e logística concentrada em uma área do Rio Grande do Sul, visando proporcionar segurança na mesma proporção do deslocamento da população gaúcha para a orla marítima durante o veraneio, advinda de todas as regiões, além de turistas de outros Estados e países do Mercosul.

A Operação Golfinho teve origem no Policiamento Especial de Praia, realizado desde os anos 1950/1960 pela Brigada Militar. Com a criação do 8ºBPM, em 1970, o policiamento ostensivo e as atividades de salva-vidas foram incrementadas e essa concentração do aparato de segurança nas praias se transformou na Operação Golfinho.

O CRPO Litoral também desenvolve operações em conjunto com Polícia Civil, Ministério Público, Detran e Instituto-Geral de Perícias e, por meio de suas Unidades operacionais, presta policiamento preventivo em eventos, como o Planeta Atlântida, realizado anualmente em Xangri-Lá, e festas tradicionais promovidas pelos municípios, como Festival do Balonismo (Torres), Festival do Peixe (Tramandaí), Expocace (Tavares) e Rodeios Crioulos em várias cidades.

SEDE DO CRPO LITORAL:

Av. Marechal Floriano Peixoto, s/nº - Bairro Caiu do Céu – Osório/RS – 95520.000

TELEFONES E EMAIL DAS SEÇÕES:

FSR -51. 98501.6771 

BIOPSICOSSOCIAL -51.98637.6467

IDENTIFICADOR - 51. 98594.1001

crpol-p1@bm.rs.gov.br

crpol-p2@bm.rs.gov.br

crpol-p3@bm.rs.gov.br

crpol-p4@bm.rs.gov.br

crpol-scor@bm.rs.gov.br

crpol-comsoc@bm.rs.gov.br

Brigada Militar