Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado-Maior da Brigada Militar comemora 128 anos no dia 15 de outubro

Publicação:

Aniversário Estado-Maior
Aniversário Estado-Maior

Estado-Maior da Brigada Militar

Órgão de Direção-Geral foi instituído com a organização da Brigada Militar na Constituição de 1892.

Durante a Guerra dos Farrapos, foi criada a Brigada Militar, a qual sofreu uma série de transformações e recebeu diversas denominações ao longo da sua existência: Força Policial (1837 e 1873), Corpo Policial (1841 e março de 1892), Guarda Cívica (1889 e junho de 1892), Brigada Policial (junho de 1892) e, finalmente, Brigada Militar (outubro de 1892). Após a promulgação da Constituição do Rio Grande do Sul, em 15 de outubro de 1892, a Corporação recebeu o nome de Brigada Militar e com isso o Órgão de Direção-Geral da BM chamado Estado-Maior foi instituído oficialmente.

O Estado-Maior da Brigada Militar possui a missão de assessorar o Comandante-Geral, coordenar, dirigir e controlar os trabalhos de Estado-Maior a partir de cinco seções: Primeira Seção (PM 1) - Pessoal e Legislação; Segunda Seção (PM 2) - Inteligência; Terceira Seção (PM 3) - Operações, Instrução e Ensino; Quarta Seção (PM 4) - Logística; Quinta Seção (PM 5) - Comunicação Social, além da Secretaria Executiva e os Departamentos a ele subordinados, todos atualmente chefiados pela Coronel Cristine Rasbold, a primeira mulher a ocupar o alto escalão da corporação.

A Coronel Cristine Rasbold ingressou na Brigada Militar em 1986, aos seus 22 anos, junto com outras 9 mulheres, as primeiras a fazerem parte da corporação. Tal cargo reforça a representatividade feminina na BM, que possui em torno de 2.700 policiais mulheres na ativa.


Crédito: EMBM/PM5

Brigada Militar