Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Homenagem ao Coronel Affonso Emilio Massot Patrono da Brigada Militar

Publicação:

05
Homenagem ao Coronel Affonso Emilio Massot Patrono da Brigada Militar

Nesta sexta-feira (16/10), às 10h, no Busto localizado em frente ao 4ª Batalhão de Polícia Militar, em Pelotas, o Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul, realizou solenidade em homenagem ao Patrono da Brigada Militar Coronel Affonso Emilo Massot, nascido em 16 de outubro de 1865.

Durante a solenidade o Comandante do CRPO Sul coronel Eduardo dos Santos Perachi, realizou a entrega da distinção Cel Massot, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a Brigada Militar em especial a Região Sul do Estado, ocuparam lugar de destaque o Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito José Antonio Dias da Costa Moraes, Promotora de Justiça Maria Fernanda Pitrez, o comandante da Legião da Reserva Altiva e Presidente da ASOFBM, coronel da reserva Paulo Marcos Beck e representando a loja Maçônica Fé Amor e Bondade o senhor Trademar Esquerdo.

Foi executado o toque de silêncio e imposto em homenagem no Busto do Cel Massot, o qual é o único em Praça Pública, um triângulo Floral.
A solenidade foi acompanhada pelos coronéis da reserva Luis Fernando Barros Caldeira e Odiomar Luiz Bitencourt Teixeira, comandantes das unidades do CRPO Sul, Tenente Coronel Amaral (30ºBPM), Tenente Coronel Facin (4ºBPM), Major Castro (6ºBPM), Major Anderson (5ºBPChq), Capitão Garcia (3ºBPAF), Comandante do Colégio Tiradentes de Pelotas Major Augusto, presidente do CONSEPRO Olindo Francisco Muller da Hora e senhora Maria Luisa Passos do instituto Histórico Geográfico.

Durante o discurso de exaltação, o coronel da reserva Alberto Rosa Rodrigues, ressaltou as qualidades e a trajetória do Patrono e seus feitos como Comandante da Brigada Militar.

O Coronel Massot nasceu em 16 de outubro de 1865, na cidade de Pelotas (RS), e faleceu em 21 de outubro de 1925, em Porto Alegre. Em 20 de Outubro de 1953, através do Decreto nº 4.221, foi instituído Patrono da Brigada Militar.

Na solenidade foram adotadas as medidas de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), e observado as normas do Sistema de Distanciamento Controlado estabelecidas pela legislação em vigor.

Texto: soldado Taiara Cabreira/ Comunicação Social CRPO Sul
Fotos: soldado Roger Anjos/ Comunicação Social 4ºBPM

Brigada Militar