Jornalista e servidora civil da BM, Jussara Pelissoli lança livro que conta a história dos 50 anos do 8ºBPM

A obra reúne diversos acontecimentos da história do Batalhão General Esteves

livro jussara pelissoli
Jussara Pelissoli entregando livro ao Comandante do 8BPM, Major Paulo Eduardo Dutra Santos - Foto: CRPO LITORAL
Por Soldado Adriély Escouto

O 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), situado em Osório, completou 50 anos em 2020. Todo este período de histórias estava fragmentado em relatos orais de policiais militares que o vivenciaram. Estava, porque a Jornalista Jussara Pelissoli, servidora civil da Brigada Militar reuniu documentos, depoimentos e imagens que retratam meio século do Batalhão General Esteves em um livro.

A origem e construção da sede do batalhão, primeira turma, a Operação Golfinho que se funde com a história do 8ºBPM, início do policiamento montado, primeiras policiais femininas do quartel, criação do canil, fatos engraçados e tantos outros acontecimentos juntamente com depoimentos textuais de todos ex-comandantes compõem 21 capítulos da obra que foi registrada em quase 300 páginas.

Ao ser questionada de onde surgiu a ideia para escrever um livro sobre o batalhão, Jussara revelou conhecer pessoas que já passaram por ele e que sentiu a importância do registro: “Meu cunhado é militar e foi do 8ºBPM então eu tinha conhecimento de muitas pessoas que passaram por este batalhão e resolvi fazer o livro porque achei que seria bacana ter o registro e o depoimento da memória de muitos que passaram por ali e acabam se perdendo se não ficarem registradas.”, afirmou.

O livro não teve um lançamento oficial, pois a data estava marcada para o dia 17 de novembro, dia em que seria realizada uma formatura alusiva ao aniversário de cinqüenta anos do quartel e que acabou sendo cancelada em virtude da bandeira vermelha em que se encontra o município na atual pandemia do Covid-19. A jornalista decidiu começar a distribuição dos livros. O primeiro foi entregue ao atual Comandante do 8º BPM, Major Paulo Eduardo Dutra dos Santos.

Na semana que sucedeu o aniversário de 183 anos da Instituição, a jornalista esteve presente no Quartel do Comando Geral da Brigada Militar (QCG). Na oportunidade, entregou em mãos ao Comandante-Geral, Coronel Rodrigo Mohr Picon um exemplar do seu livro. Agradecido, Coronel Mohr parabenizou a jornalista pelo trabalho e ressaltou a relevância do seu trabalho que conta a história de um batalhão tão importante para a BM.

Apesar de nunca ter pensado em trabalhar na área militar, Jussara já é servidora civil há 11 anos na BM e tem a alma brigadiana. Depois de tantos anos dedicados a Corporação, os códigos já sabe décor e não espanta se também souber da ordem unida realizada pelos militares. De fato o que falta para a jornalista são apenas a farda e aparência sisuda visto que  estampa sempre um sorriso no rosto. A própria, em diversos relatos, expressa o orgulho que sente da Instituição. Essa admiração começou ainda na infância quando morava próximo a antiga sede do batalhão e acompanhava a rotina dos policiais militares.

O primeiro batalhão que passou na BM foi o Comando Ambiental. Também atuou no QCG onde realizou diretamente a assessoria de imprensa do Comandante-geral da época, Coronel Fábio. Depois de morar em Porto Alegre optou por uma vida mais tranqüila decidindo então voltar para a cidade natal onde atua até hoje no Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO- Litoral).

Como adquirir um exemplar da obra:

Os militares da ativa ou da RR poderão retirar o livro na sede do 8ºBPM ou do CRPO Litoral, em Osório.

Demais regiões do RS a solicitação pode ser feita por e-mail: crpol-comsoc@bm.rs.gov.br . O envio será providenciado por malote para o CRPO correspondente ao município do solicitante.