Batalhão de Operações Policiais Especiais inaugura nova sede na Capital

Amplo imóvel na Avenida Bento Gonçalves, 3.850, na Capital, vai proporcionar avanço operacional nas atividades do Bope

Nova sede do BOPE é inaugurada
Nova sede do BOPE é inaugurada - Foto: Soldado Rodrigo Ziebell/PM5
Por Soldado Tamara Moiano - EMBM/PM5

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) está de casa nova. A unidade foi transferida para o antigo prédio do Comandando Ambiental da BM (CABM), na Avenida Bento Gonçalves, 3.850, na zona leste da Capital. Com amplas instalações, a nova sede, inaugurada na manhã desta quarta-feira (2/12), oferece segurança reforçada e maior espaço para atividades. Também libera área e facilita a rotina do 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BP Choque), localizado na Rua Cel. Paulo Eloir Bortoluzzi, 630, onde o Bope havia sido instalado provisoriamente em janeiro do ano passado.

Para realização da solenidade, além de presenças restritas, todos os protocolos de prevenção contra o Covid-19 foram adotados a fim de garantir a segurança sanitária. O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon, fez referência às importantes atuações do antes de denominado Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) na história do Rio Grande do Sul. O comandante do Bope, tenente-coronel Douglas da Rosa Soares, agradeceu aos apoiadores que tornaram a nova sede realidade. Também prestigiou o evento o secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota.

Na ocasião, como forma de agradecimento pela materialização da conquista, foram homenageados, além do comandante-geral, o subcomandante-geral, coronel Vanius Cesar Santarosa, a chefe do Estado-Maior, coronel Cristine Rasbold, e o ex-comandante-geral da BM coronel Mario Yukio Ikeda. Também foram agraciados com medalhas e placas comemorativas do Bope os senhores Leonardo Fração, Claudio Goldsztein e Carlos Eduardo Vianna, do Instituto Cultural Floresta, que contribuiu para a preparação da unidade. Na inauguração, também foi descerrada placa em homenagem ao patrono do Bope, coronel Paulo Eloir Bortoluzzi.

A área das novas instalações irá proporcionar um avanço operacional nas atividades desenvolvidas pelo Bope, fazendo com que a especialização e qualificação do efetivo seja constante, com áreas específicas de treinamento dentro de suas especialidades, além de disponibilizar ampla área de instrução aos demais policiais militares da Brigada Militar, por meio de cursos que buscam a excelência dos serviços prestados pela corporação.

Além disso, a nova sede do BOPE está localizada em ponto importante da Capital, em zona com acesso rápido e fácil a qualquer ponto dentro da cidade, bem como possibilita deslocamento célere a qualquer área do Estado, dando agilidade no atendimento a qualquer ocorrência que demande de efetivo especializado.

No novo espaço, há agência local de inteligência específica, gabinete psicológico, alojamentos, estacionamento, garagem para as viaturas, auditório, sala de aula e espaço para treinamento.

Edição: Ascom SSP