Operação Arca desarticula organização criminosa de tráfico internacional de animais e armas

Operação Arca

Foi desencadeada no início da manhã dia de hoje, 25 de novembro de 2021, a Operação Arca em 14 cidades do Estado do RS, para desarticular uma organização criminosa de tráfico de armas e animais. Policiais civis coordenados pela Delegada de Polícia Tatiana Barreira Bastos, com apoio do Comando Ambiental da Brigada Militar e do Grupamento Aéreo da Polícia Civil, cumpriram 44 Mandados de Busca e Apreensão e 05 Mandados de Prisão Temporárias. A Operação mobilizou 235 policiais civis e militares, além de agentes do IBAMA.

As investigações duraram 6 meses e foram iniciadas a partir de denúncias recebidas pela ONG REPRASS, que noticiavam crimes contra animais e tráfico de armas realizados por uma organização criminosa suspeita de comercializar diariamente, em grupos fechados e redes sociais, aves silvestres que chegavam a R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por espécime, além de outros animais silvestres como macaco-prego e sagui, coruja-suindara, jiboia-albina, tartarugas, ouriço pigmeu africano, jabuti e iguanas. A quadrilha comercializava, ainda, armas longas ilícitas destinadas à caça predatória dos referidos animais.

A ação foi realizada em 14 (catorze) municípios do estado do Rio Grande do Sul, sendo eles: Porto Alegre, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Viamão, Minas do Leão, Barra do Ribeiro, Canoas, Sapucaia do Sul, Parobé, Portão, São Sebastião do Caí e Alvorada.

Segundo a Delegada Tatiana, “a Operação representou a maior ofensiva ao tráfico e caça ilegal de animais silvestres da Região Metropolitana e Vale dos Sinos de todos os tempos, fruto de meses de investigação e monitoramento das atividades criminosas dos líderes da organização criminosa responsável também pela comercialização de armas de fogo utilizadas para a caça ilegal”.

O Diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana - 2ªDPRM, Delegado Mario Souza, destacou que “a Operação Arca é fundamental para inibir a ação de quem comete crimes contra animais e seus resultados incentivam a população a denunciar cada vez mais este tipo de crime” e salientou que a “Operação Arca é uma operação especial, porque usa a logística de outras ações da polícia civil e a inteligência é permanente porque é ativa ininterruptamente.”

O Comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar, Tenente-coronel Vladimir Luís Silva da Rosa, afirmou que “a operação Arca demonstra mais uma vez quão importante é a integração entre os órgãos da segurança pública, em especial BM e PC. As novas dinâmicas sociais fazem com que as instituições voltem-se ao enfrentamento dos novos tipos criminais, crimes estes que envolvem grandes somas e meio para as organizações criminosas usarem para tráfico de drogas, armas e outros delitos”. E finalizou lembrando que “a questão ambiental é mais do que bicho, mato e água”.

No total foram realizadas 14 prisões, e apreendidos 220 animais, 04 espingardas, 02 carabinas de pressão, 01 revólver, 10 mil reais, além de porções de maconha e drogas sintéticas. Os presos serão ouvidos e encaminhados ao sistema prisional.

COMANDO AMBIENTAL

- O Braço Verde da Brigada Militar -