Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Avante Combate ao Abigeato resulta em 5 prisões, armas e munições apreendidas e apreende mais de meia tonelada de carne

Publicação:

IMG 20210226 WA0284
26194016-img-20210226-wa0284.jpg - Foto: CRPO Sul

Nesta sexta-feira (26/2), foi realizada a 11°edição da Operação Avante Combate ao Abigeato, que visa combater os crimes de abigeato nos municípios da região de ação do CRPO Sul.

Com amplo levantamento de inteligência e planejamento operacional dos comandantes de frações locais da BM, através da coordenação do CRPO Sul e em conjunto com a Vigilância Sanitária, Inspetoria Veterinária, Patrulha Ambiental, fiscalização agropecuária, os policiais militares do 4° BPM, 6° BPM e 30° BPM e 3°BPAF, realizaram atividades de fiscalização a estabelecimentos comerciais que trabalham com produtos de origem animal além de ações de patrulhamento e visibilidade nos seguintes municípios:

Pelotas, Arroio do Padre, Capão do Leão, Canguçu, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório, Pinheiro, Machado, Piratini, Jaguarão, Arroio Grande, Camaquã, Tapes, Dom Feliciano, São Lourenço do Sul, Cristal e Rio Grande.

No total foram apreendidos 595,03 Kg de carnes e outras mercadorias sem procedência e sem condições para o consumo.

Na BR 293 na Capela da Buena em Capão do Leão, foi presa uma mulher,  na propriedade foram apreendidos 1 revólver calibre 32, duas armas longas, munições de diversos calibres e aproximadamente 50 quilos de carne de cavalo, no local estavam restos dos animais abatidos. 

Nesta edição a operação contou com 106 policiais militares, agentes da Vigilância Sanitária, inspetoria veterinária e 41 viaturas das instituições envolvidas. 

Com as apreensões realizadas hoje, em onze edições já se somam aproximadamente 12 toneladas de carnes e outras mercadorias apreendidas.

As ações e resultados da operação visam coibir a comercialização de carnes sem procedência, alguns produtos que não atendem aos requisitos sanitários ou que apresentam outras irregularidades. Além de constituir em ação preventiva e repressiva de policiamento, com a fiscalização sendo realizada pelos órgãos competentes.

A Operação Avante Combate ao Abigeato terá continuidade, visto os resultados positivos na preservação da saúde pública. 

Texto: soldado Taiara Cabreira/ Comunicação Social do CRPO Sul

Fotos: divulgação BM

Brigada Militar