POLICIAIS MILITARES, CIVIS E RODOVIÁRIOS FEDERAIS PARTICIPAM DA 6ª EDIÇÃO DO CURSO DE UNIDADES ESPECIALIZADAS DE FRONTEIRA -CUEF

6° BPChq sediará o curso

IMG 20211019 WA0065 01
19173553-img-20211019-wa0065-01.jpeg

O Curso tem por objetivo capacitar os profissionais de segurança pública para atuarem como operadores de fronteira, procurando fortalecer a prevenção e a repressão de crimes transfronteiriços.

No dia 19 de outubro iniciou, em Uruguaiana, o Curso de Unidades Especializadas em Fronteira com a participação de agentes de segurança pública dos Estados do Rio Grande do Sul, Tocantins, Paraná, Roraima, Acre e Amapá.

Na ocasião foi ministrada a aula inaugural pelo Promotor de Justiça de Uruguaiana, Senhor Luiz Adriano Barbará Dias. Também estava presente o senhor Delegado de Polícia Valeriano Garcia Neto e o Major Otemar Maia Bianchini, Comandante do 6º BPChq.

A 6ª Edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira é proposto pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça secretaria de gestão e ensino em segurança pública, com a malha curricular que contribui para aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais de Segurança Pública no combate ao tráfico de drogas e armas, produtos de contrabando e descaminho, além da repressão à saída de veículos furtados e/ou roubados, aos crimes de evasão de divisas e ato tráfico de pessoas, animais silvestres e biopirataria, dentre outros, tendo por finalidade melhorar a segurança pública e garantir a presença permanente das instituições policiais e de fiscalização na região de fronteira, buscando a prevenção e repressão de delitos transfronteiriços, por meio de ações integradas dos diversos órgãos federais, estaduais e municipais.

O Curso tem por objetivo capacitar os profissionais de segurança pública para aturarem como operadores de fronteira, buscando fortalecer a prevenção e a repressão dos delitos transfronteiriços praticados nos Estados do Rio Grande do Sul, Tocantins, Paraná, Roraima, Acre e Amapá.

O curso terá duração de 10 dias, com 96 horas/aula, e será dividido em módulos teórico, teórico/prático e prático, que serão ministrados por meio de exposições teóricas e exercícios práticos em cenários simulados, terá como coordenador o Major Otemar Maia Bianchini, Comandante do 6º Batalhão de Polícia de Choque Participam 24 policiais militares lotados em unidades de fronteiras, além de 16 policiais civis e 2 Policiais Rodoviários Federais.