Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Proteja as mamães gambás

Publicação:

Card proteção gambás
Card proteção gambás - Foto: 3º BABM
Por Comunicação Social do CABM

O início da primavera marca também a reprodução e amamentação dos Gambás, logo, vemos com mais frequência esses animais nas áreas urbanas.

Os gambás
brasileiros, também conhecidos como saruês, fazem parte do grupo de marsupiais - assim como os cangurus - possuindo uma bolsa na região abdominal das fêmeas, onde os filhotes completam seu desenvolvimento.

A gestação desses animais dura aproximadamente
15 dias - com uma quantidade de filhotes que pode variar de 4 a 14 indivíduos - em seguida vão para o marsúpio e após seu desenvolvimento ficam
agarrados às costas da mãe.

Durante a amamentação, as mamães saem em busca de alimentos, pois precisam de mais energia para alimentar seus filhotes. Com isso, seus movimentos ficam mais lentos, aumentando o risco de colisões com meios de transporte e outros acidentes, sendo fundamental que os motoristas dirijam com cuidado e atenção redobrada próximo a praças e parques.

Esses animais podem invadir casas à procura de alimento ou de um local considerado seguro para fazer um ninho, como os forros das residências.

Se você encontrar uma mamãe Gambá em sua residência ou outro local que ofereça perigo a ela ou aos filhotes, entre em contato com o Comando Ambiental da Brigada Militar.

Nos ajude na proteção e na preservação da fauna silvestre.

Comando Ambiental

"O Braço Verde da Brigada Militar"

Brigada Militar