Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Atendimento da Brigada Militar em ocorrências com bebês engasgados

Publicação:

Salvamento bebê engasgado
Salvamento bebê engasgado

A principal atividade da Brigada Militar(BM) é o policiamento preventivo e ostensivo, mas isso não significa que as guarnições só atuam em situações de crimes. A guarnição policial militar quando em patrulhamento sempre está atenta para atuar nos mais diversos cenários e tipos de ocorrências. No ano de 2022 os policiais do 25º BPM realizaram 05 atendimentos, nos quais foi necessário a realização da manobra de Heimlich.

Faz parte da matriz curricular da BM atuação em casos de crianças engasgadas. Em São Leopoldo (SL) a guarnição é acionada pelo telefone 190, ou deparam-se com o fato. Inclusive os telefonistas do 190 da BM em SL também passam orientações para este tipo de ocorrência enquanto uma viatura é encaminhada para o local do fato.

Alguns exemplos de atendimento pelo efetivo do 25º BPM. Em 02 de fevereiro de 2022 em torno das 05h30 uma Militar Estadual (ME) estava de folga e ouviu barulhos e gritos de socorro no portão de sua casa. Ao abrir o portão foi surpreendida por dois moradores vizinhos que entregaram em seus braços um bebê de 11 (onze) dias de vida (Bernardo) o qual estava com os lábios e face roxos. A mãe informou que após o bebê mamar teria engasgado e não conseguiram com que a criança reagisse mais, entrando ambos em desespero. Prontamente a ME realizou a manobra de Heimlich para a desobstrução das vias respiratórias, o que fez com que o bebê voltasse a respirar novamente. Mesmo assim deslocou para a UPA Scharlau, em seu veículo particular, para certificar-se que estaria tudo bem com o bebê, o que foi constatado pela médica pediatra do plantão.

E na última semana (03/06) en torno das 21h uma guarnição estava encerrando sua jornada de serviço quando um veículo chegou na sede do 25° BPM buzinado e o condutor gritando por socorro. Neste caso, o pequeno Rafael Freitas Schierenbeck, com dois meses de vida, engasgou-se com o leite. A rapidez do um vizinho Edivan que viu a Sra Joice (mãe do Rafael) pedindo socorro foi muito importante no socorro da criança.

Sobre a manobra de Hemilich em crianças:
:: Para crianças de até 1 ano ou menos de 10 kg

— Coloque a criança deitada com o peito para baixo sobre o antebraço não dominante de quem a segura;
— Com a mão desse mesmo braço sobre o qual a criança está deitada, use os dedos indicador e médio, em posição de V, para abrir a boca da criança;
— Com a outra mão fechada, bata três vezes com punho sobre as costas da criança. Use força moderada. Esse impulso servirá para expulsar o corpo estranho para fora. Tente uma primeira vez. Abra novamente a boca do bebê e repita as três batidas;
— Se o corpo estranho não tiver sido expelido ou a respiração não tenha retornado, ligue imediatamente para os canais de emergência (190, 192 ou 193).

:: Para crianças com mais de 1 ano ou mais de 10 kg

— Coloque a criança sentada sobre um de seus joelhos, de costas para você;
— Feche sua mão não dominante, cobrindo o dedão com os demais dedos, e a posicione logo abaixo do tórax da criança;
— Mantendo a criança apoiada sobre seu joelho, com a outra mão aberta, bata forte três vezes sobre a mão que ficou fechada diante do tórax do engasgado. Essa pressão servirá para expelir o corpo estranho;
— Tente uma primeira vez e repita a sequência de três batidas mais duas vezes. Se o corpo estranho não for expelido ou a respiração não retornar, ligue imediatamente para o 190, 192 ou 193.

Fonte: Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

Brigada Militar