Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 2º BABM

O trabalho de polícia ambiental se tornou oficial em 05 de maio de 1989, com a criação do Grupamento Florestal, formado por cinquenta e três (53) policiais militares treinados para executar o trabalho de proteção ao meio ambiente, visando atender um convênio firmado entre o Comando Geral da Brigada Militar e o Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Em Santa Maria, no ano de 1993, foram realizados na sede do 1º Regimento de Policia Montada, Estágios de Especialização em Policiamento Ambiental, capacitando os policiais militares a desempenharem atividades de fiscalização ambiental e, no ano seguinte, em 1994, foram criadas as Patrulhas Ambientais subordinadas as unidades operacionais, momento em que os policiais capacitados iniciaram a fiscalização ambiental.

No ano de 2005 foi criado o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), instituído pela Portaria nº 179/EMBM/2005, de 15 de julho de 2005, juntamente com três (03) Batalhões Ambientais (BABM), cuja missão é realizar ações de fiscalização e educação ambiental, com sedes em Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo.

Em Santa Maria encontra-se a sede do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, que tem sob sua responsabilidade  uma  área que abrange 115 (cento e quinze) municípios, dos quais 11 possuem unidades de policiamento ambiental. Sua área total é de aproximadamente 130 mil km², correspondendo a 46% do território do Rio Grande do Sul. Sua sede esta localizada na Rua Antônio Gonçalves do Amaral, nº 1100, Bairro São José, Santa Maria, RS.

A 1ª Companhia compreende o 1º Pelotão, com sede em Santa Maria, o 2º Pelotão, com sede em Cachoeira do Sul, o 3º Pelotão, com sede em Bagé, e o 4º Pelotão, com sede em Uruguaiana, organizados da seguinte forma:

  • 1º Pelotão Ambiental:

Com sede em Santa Maria, conta com dois Grupos de Polícia Ambiental na sede do Batalhão e um destacado em São Gabriel. Sua área total compreende 24 municípios distribuídos entre os três Grupos.

1º e 2º Grupos de Polícia Ambiental – Santa Maria
Endereço: Rua Antônio Gonçalves do Amaral, nº 1100, bairro São José, Santa Maria, RS.
Telefone: (55) 3221-7372 / (55) 3286-1455
e-mail: 2babm-1cia@brigadamilitar.rs.gov.br

Sediados em Santa Maria, são responsáveis por 19 municípios, sendo eles: Agudo, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Júlio de Castilhos, Nova Palma, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, Silveira Martins, São Pedro do Sul, São Sepé e Toropi.


3º Grupo de Polícia Ambiental – São Gabriel
Endereço: Av. Francisco Chagas, nº 1310, bairro Progresso, São Gabriel
Telefone: (55) 3232-9254
e-mail: 2babm-sgb@brigadamilitar.rs.gov.br

Sediado em São Gabriel, responde por 05 municípios, sendo eles: Caçapava do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana da Boa Vista, São Gabriel e Vila Nova do Sul.

  • 2º Pelotão Ambiental:

Com sede em Cachoeira do Sul, conta com um Grupo de Polícia Ambiental na sede do Pelotão em Cachoeira do Sul e outro destacado em Rio Pardo. Sua área total compreende 30 municípios, distribuídos entre os dois Grupos.

1º Grupo de Polícia Ambiental – Cachoeira do Sul
Endereço: Rua Júlio de Castilhos, nº 137, bairro Centro, Cachoeira do Sul
Telefone: (51) 3723-1515
e-mail: 2babm-crs@brigadamilitar.rs.gov.br

Sediado em Cachoeira do Sul, é responsável por Arroio do Tigre, Cachoeira do Sul, Candelária, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Novo Cabrais, Paraiso do Sul, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas.


2º Grupo de Polícia Ambiental – Rio Pardo
Endereço: Rua Ernesto Alves, nº 309, bairro Centro, Rio Pardo
Telefone: (51) 3731-4822
e-mail: 2babm-rpd@brigadamilitar.rs.gov.br

Sediado em Rio Pardo, é responsável por Barros Cassal, Boqueirão do Leão, General Câmara, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pântano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires, Vera Cruz.

  • 3º Pelotão Ambiental:

Com sede em Bagé, conta com um Grupo de Polícia Ambiental na sede do Pelotão em Bagé e outro destacado em Santana do Livramento. Sua área de atuação compreende 08 municípios distribuídos entre os dois Grupos.

1º Grupo de Polícia Ambiental – Bagé
Endereço: Avenida General Mallet, nº 145, bairro Centro, Bagé
Telefone: (53) 3242-5577
e-mail: 2babm-bage@brigadamilitar.rs.gov.br

Sediado em Bagé, é responsável por Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.


2º Grupo de Polícia Ambiental – Santana do Livramento
Endereço: Rua Ângelo Melo, nº 763, bairro Centro, Santana do Livramento
Telefone: (55) 3243-4736
e-mail: 2babm-sal@brigadamilitar.rs.gov.br

Sediado em Santana do Livramento, é responsável por Rosário do Sul e Santana do Livramento.

  • 4º Pelotão Ambiental:

Com sede em Uruguaiana, conta com um Grupo de Polícia Ambiental na sede e um Grupo destacado em Alegrete. Sua área de atuação compreende 05 municípios.

1º Grupo de Polícia Ambiental – Uruguaiana
Endereço: Rua Santos Dummont, nº 1717, bairro Cristal, Uruguaiana
Telefone: (55) 3413-1249
e-mail: 2babm-uru@brigadamilitar.rs.gov.br

Sediado em Uruguaiana, é responsável por Barra do Quarai, Quarai e Uruguaiana.


2º Grupo de Polícia Ambiental – Alegrete
Endereço: Av. Assis Brasil, nº 890, bairro Cidade Alta, Alegrete
Telefone: (55) 3421-2769
e-mail: 2babm-alg@brigadamilitar.rs.gov.br

Sediado em Alegrete, é responsável por Alegrete e Manoel Viana.

A 2ª Companhia compreende o 1º Pelotão, com sede em Cruz Alta, o 2º Pelotão, com sede em Alegrete, e o 3º Pelotão, com sede em Santiago. Diferentemente da 1ª Companhia, os pelotões da 2ª Companhia não tem Grupos destacados das sedes de seus pelotões, que contam com dois Grupos cada.

  • 1º Pelotão Ambiental:

Endereço: Rua Sargento Oswaldino, nº 100, Bairro Brenner, Cruz Alta
Telefone: (55) 3322 8305
e-mail: 2babm-1ca@brigadamilitar.rs.gov.br

Sediado em Cruz Alta, conta com dois Grupos de Polícia Ambiental na sede, que são responsáveis por 28 municípios, sendo eles: Ajuricaba, Alto Alegre, Augusto Pestana, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Bozano, Campos Borges, Colorado, Condor, Coronel Barros, Cruz Alta, Espumoso, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Ijuí, Jacuizinho, Jóia, Não-Me-Toque, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach, Tapera e Victor Graeff.

  • 2º Pelotão Ambiental:

Endereço: Avenida Ipiranga, nº 1737, Centro – Santo Ângelo
Telefone: (55) 3312 1046
e-mail: 2babm-sag@brigadamilitar.rs.gov.br

Sediado em Santo Ângelo, conta com dois Grupos de Polícia Ambiental na sede, que são responsáveis por 08 municípios, sendo eles: Catuipe, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Guarani das Missões, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Sete de Setembro e Vitória das Missões.

  • 3º Pelotão Ambiental:

Endereço: BR-287, Km 398, Santiago
Telefone: (55) 3251-3366
e-mail: 2babm-stg@brigadamilitar.rs.gov.br

Sediado em Santiago, conta com dois Grupos de Polícia Ambiental na sede, que são responsáveis por 11 municípios, sendo eles: Cacequi, Capão do Cipó, Jaguari, Jari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Tupanciretã e Unistalda.

Brigada Militar