Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Formatura alusiva aos 94 anos da Brigada Militar em Uruguaiana

Publicação:

militares em pé
efetivo do 1ºBPAF
Por SD Deise 1º BPAF

Ocorreu no começo da semana (06/06) na sede do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1ºBPAF) uma formatura geral alusiva aos 94 anos de instalação da Brigada Militar em Uruguaiana, ocorrido no dia 1º de junho.

O Tenente José Ricardo Maretole dos Santos explanou aos presentes sobre a história da Brigada Militar em Uruguaiana, desde a origem em 1º de junho de 1928, quando a tropa comandada pelo então Tenente Arthur Rocha se instalou definitivamente no município através de um convênio firmado com o Estado, onde há 94 anos presta serviços à comunidade uruguaianense.
Ao longo do tempo passou por várias denominações e desde 28 de abril de 2005 passa a denominação de 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira e, desde 12 de novembro de 2020, passa a chamar-se Batalhão Major Arthur Rocha, considerado o primeiro comandante da Brigada Militar em nosso município.
Também durante o evento, foram prestadas homenagens aos policiais que foram transferidos do 1º BPAF para outras unidades da Brigada Militar, sendo a Soldado Yuri que foi transferida para o Batalhão Fazendário e o Soldado Souto que foi transferido para o Batalhão Ambiental. Também recebeu a homenagem do efetivo o 1º Tenente José Osvaldo Pinto Pereira, que pediu o desligamento do Programa Mais Efetivo indo agora para o merecido descanso junto da sua família após quase quarenta anos de dedicação à Brigada Militar.
Na oportunidade o Comandante do 1º BPAF Major Laerte se pronunciou oficialmente ao efetivo, apresentando sua metodologia de trabalho, colocando-se a disposição da tropa para um ambiente de trabalho pautado no respeito e na valorização dos profissionais a seu comando.
Encerrando as atividades, foi servido um bolo como forma de marcar a data comemorativa.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar