BM e MP deflagram Operação Retomada 2 em Santo Antônio, Osório e Caraá

Op  Retomada
Op Retomada

Brigada Militar (BM) e Ministério Público (MP) deflagaram, na manhã desta terça-feira (07/02), a segunda fase da Operação Retomada, visando combater o tráfico de entorpecentes e outros delitos associados a esse crime em Santo Antônio da Patrulha, no residencial com o mesmo nome da cidade, do Programa Minha Casa Minha Vida, popularmente conhecido por Carandiru.

São cumpridos 22 mandados no município, em Osório e em Caraá. Em Santo Antônio são três mandados de prisão e 15 de busca e apreensão; do total dez se cumprem no residencial e os demais em outros endereços. Dois mandados de busca e apreensão estão destinados à Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO) e outros dois em Caraá.

Em agosto do ano passado, a BM e o MP realizaram a Operação Retomada no mesmo residencial, para o combate ao tráfico de drogas no local, liderado por grupo criminoso originário de Canoas, que resultou na prisão de 20 pessoas, apreensão de armas, munições e drogas.

A Operação Retomada 2 é a continuidade da ofensiva da Brigada Militar e Ministério Público para promover segurança a inúmeras famílias que habitam no condomínio, com 240 apartamentos, e que antes dessas ações integradas viveram momentos de intranquilidade pelos delitos identificados na área, sendo que muitos moradores chegaram a mudar de residência. A BM manteve policiamento na área, com prisões e apreensões de drogas após a primeira fase da Operação, e videomonitoramento foi instalado no condomínio com recursos oriundos do Consepro, mas investigações demonstram que a organização criminosa líder do tráfico continua agindo.

A operação é conduzida pelo comandante regional da Brigada Militar no Litoral Norte, coronel Sergio Gonçalves dos Santos, pelo comandante do 8º BPM, major Luiz Cesar Lima dos Santos, e pelos promotores de Justiça Camilo Vargas Santana, de Santo Antônio da Patrulha, e João Afonso Silva Beltrame, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Pela BM, estão em ação o CRPO Litoral, 8º BPM, 2°BPAT, CPChq, BOPE, Batalhão de Aviação, Canis Regional e do 1º BPChq, com apoio do Departamento de Saúde.

COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CRPO LITORAL
TEXTO: Jornalista Jussara Pelissoli – servidora civil