Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brasão do 15º BPM

Brasão do 15ºBPM
Brasão do 15ºBPM
Por Comunicação Social do 15º BPM

Normatizado por meio do Decreto Estadual nº 55.339 de 29 de junho de 2020 o Brasão de Armas do 15º Batalhão de Polícia Militar.

DESCRIÇÃO:

“Em estilo Espanhol, com campo em esmalte azul e borda em esmalte amarelo; no entorno uma corrente em metal prata no estilo Fígaro com vinte e dois (22) elos unidos, reverenciando a união, a família do OPM “15º BPM”; ao centro a figura de uma chama, a alma do fogo em esmalte laranja simbolizando a purificação, iluminação e o espirito; sobreposta à figura de duas garruchas cruzadas (Pistolas de Clark) símbolo das Polícias Militares com suas cores originais; ao centro a figura do punhal, também conhecido como Athame faca ritualística, com cabo preto é imagem da luta e vontade de vencer representando ainda honra, vitória e êxitos.

A corrente simbolizando a união, um elo, físico e espiritual, também o símbolo dos laços entre o céu e a terra em representação a uma ligação entre os seres do universo. A corrente significa, ainda, os laços de coordenação, encadeamento e união, representando a comunidade, a família, e o tipo de ação coletiva em comum;

A chama simboliza alma do fogo, purificação, iluminação, amor espiritual e representa o espírito, bem como a transcendência, está associada ao clarão da granada, artefato bélico que arrebenta e destrói o que se encontra nas suas proximidades. O fogo simboliza, ainda, a vida, o conhecimento intuitivo, a iluminação, a paixão, o espírito.

As garruchas cruzadas, também conhecidas como Pistolas de Clark é o símbolo das Polícias Militares;

O punhal, também conhecido como Athame é uma faca ritualística com cabo preto e lâmina de fio duplo. Simboliza a força, o poder, vitória e superação, imagem da luta e vontade de vencer. Representa honra, vitória e êxitos;

A Prata significando pureza, serenidade, simplicidade, prudência, o Azul significando a justiça, lealdade e piedade; O Laranja entusiasmo, fascínio, alegria, criatividade, determinação e encorajamento; O Amarelo luz, poder, nobreza e força; ”

Brigada Militar