Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BM de Bagé realizou aula inaugural do Programa " Brigada Mirim"

Publicação:

autoridades na mesa frente ao publico
autoridades- que comporam a mesa

Na última semana (09/06/2022) a Brigada Militar de Bagé, através do 6º Regimento de Polícia Montada (6ºRPMon), realizou a aula inaugural do programa Brigada Mirim, marcando a retomada deste importante projeto social que esteve suspenso nos anos de 2020 e 2021 em decorrência das medidas sanitárias sobre a COVID-19.

O evento ocorreu no auditório da Escola Cívico-Militar São Pedro e contou com a presença de autoridades, dos 50 novos alunos e seus familiares. Além do Comandante do 6ºRPMon – Tenente-Coronel Kleiton Renan Rodrigues Sedrez, estiveram presentes a coordenadora do gabinete institucional da Prefeitura de Bagé – Sônia Leite, representando o prefeito municipal de Bagé, o secretário de segurança e mobilidade urbana – Rodrigo Fialho e a presidente do COMDICA – Cândida Navarro.

A Coordenadora do Gabinete Institucional de Governo, Sonia Leite, destacou a importância do programa: " - Este projeto proporciona às crianças, oportunidades extra de aprendizado, elas recebem conhecimento, criam espírito de trabalho em equipe e prazer em desenvolver atividades em benefício da escola, família e comunidade, bem como preceitos de hierarquia e disciplina. Tornam-se formadores de opinião e amanhã adultos mais responsáveis e comprometidos com a segurança, prevenção a violência e às drogas"

Na oportunidade, o ex-aluno do projeto Kauã Carvalho Ortiz, hoje com 18 anos, subiu ao palco e falou a todos sobre sua experiência e aprendizado dentro do programa, onde despertou sua vocação para o serviço militar. O jovem atualmente presta o serviço militar no NPOR em Bagé e aguarda ser chamado para incluir na Brigada Militar, onde foi aprovado no último concurso.

A mãe de Kauãn, Eveline Ortiz, prestigiou a participação do filho e manifestou-se dizendo: “ - A experiência que tive enquanto mãe de aluno do pelotão mirim em 2015 e foi a melhor possível, uma parceria entre família e instrutores só acrescenta positivamente na vida dos nossos filhos. Esse ano de 2022 nossa família tem a grata satisfação de participar desse maravilhoso projeto, novamente. Que a 11ª turma do pelotão seja concluída com êxito, como todas as anteriores. À Brigada Militar nossa gratidão por todo zelo e cuidado”.

Também esteve acompanhando o evento a Sra. Cristal Cler Machado Ferreira Vérber, mãe da aluna Agattha Machado Vérber Fagundes, que enalteceu a importância do programa “- A Brigada Mirim é importante para dar suporte para família, para uma melhor educação. À partir de disciplina e cidadania formaremos cidadãos para a sociedade”.

Ao final, o Comandante do 6º RPMon – Tenente-Coronel Renan, falou sobre o esforço para a retomada do programa e destacou que “- o compromisso com a educação é de todos nós enquanto sociedade, mas isso não desonera a responsabilidade da família nesse processo”.

As atividades do programa Brigada Mirim serão dividida em duas turmas (manhã e tarde) e iniciarão no mês de junho, com a condução dos trabalhos à cargo de duas policias militares, Sd Maura e Sd Edinara, ambas com formação acadêmica na área de ensino. As aulas incluem lições de prevenção ao uso de drogas e a violência, educação ambiental, educação para o trânsito, atividade física, dentre outras matérias, buscando preparar os alunos para o exercício da cidadania.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar