Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saiba mais sobre o dia do doador

Dia do doador de sangue

Dia nacional do doador de sangue voluntário: 25 de novembro

A data comemorativa foi instituída pelo Decreto nº 53.988/1964 como forma de homenagear os voluntários que doam sangue, que prestam este ato solidário em prol da vida e também como forma de incentivar mais pessoas a se tornarem doadores.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

As doações permanentes são essenciais para os estoques dos bancos de sangue. É importante ressaltar que nada substitui o sangue. E apesar de ser um ato simples, rápido e seguro, com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), houve uma grande redução no número de doadores, tornando a atuação dos hemocentros e dos bancos de sangue desafiadora devido ao baixo estoque de todos os tipos sanguíneos.

Dia mundial do doador de sangue: 14 de junho

O "Dia Mundial do Doador de Sangue" é comemorado anualmente no dia 14 de junho. Esta data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

O dia mundial do doador de sangue foi instituído por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS/2014), tendo como um dos principais objetivos homenagear as pessoas que voluntariamente participam deste ato de solidariedade, tornando-se doadores de sangue e, ainda, conscientizar os não-doadores da importância de realizar este ato.

 

Ministério da Saúde. Biblioteca virtual em saúde.

Brigada Militar