Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminários

Realizado nos dias 4 e 5 de março de 2021, o VIII Seminário Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Brigada Militar comemorou os 23 anos da atuação do programa no Estado.

 Este ano a programação foi realizado de maneira totalmente virtual através da plataforma Cisco Webex em razão da pandemia do novo coronavírus. No primeiro dia, a abertura foi realizada pela cantora Luiza Barbosa que participou e foi finalista do The Voice Kids 2019. Alem da solenidade, também contou com palestras e oficinas, e a Coordenadora Técnica do PROERD, Major Karine Brum apresentou o Currículo: “Caindo na REAL: Versão Híbrida”. Modo adaptado para o formato virtual das lições que eram apresentadas de forma presencial em tempos anteriores a pandemia da Covid-19. 

 Ao final do evento foi apresentado o resultado dos vencedores da Gincana Missão Possível realizada no mês de fevereiro. A atividade tinha como um de seus pontos a arrecadação de materiais escolares, doações de cabelo e de sangue. Ao total foram arrecadados 15.674 materiais escolares, 384 doações de sangue foram realizadas e 978 mechas de cabelo foram doadas, mostrando a força que o programa tem no Estado.

 O objetivo da realização anual do seminário é a busca pelo aperfeiçoamento da qualificação dos 350 policiais militares instrutores envolvidos no programa. O seminário visa fornecer aos instrutores ferramentas para melhor desenvolverem suas aulas tendo como foco suas maiores dificuldades, é o que destacou a Coordenadora Técnica: “A temática deste ano em razão da pandemia vai ser a atualização para como trabalhar num modelo híbrido de ensino, como fazer para acessar as plataformas digitais porque muitos não tem conhecimento. Então vamos capacitar neste sentido e também nos cuidados e prevenções para não propagação da Covid-19.”

 Além de todos os brigadianos que participaram do evento, mais de 210 policiais militares oriundos de outros 20 estados do país assistiram ao Seminário.

Em comemoração aos 22 anos de atuação do Proerd no Rio grande do Sul foi realizado, no período de 10 à 12 de março de 2020, o Seminário Estadual do PROERD em Lajeado. O evento buscou aperfeiçoar a qualificação dos policiais militares envolvidos no programa atualizando conceitos e metodologias, como também adequando condutas que ajudam a auxiliar os educandos na mediação de atos de desrespeito e violência vivenciadas diariamente no cotidiano escolar, seja ela agressão física, verbal, simbólica (bullying), a violência silenciada (indiferença ao outro) e a violência estrutural.


O Seminário ocorreu no Teatro CEAT, no Município de Lajeado e teve como tema CAMINHOS PARA A PAZ, com a participação de 280 policiais militares instrutores PROERD. Na noite de 11 de março ocorreu um Jantar baile comemorativo, no CTG Querência do Arroio do Meio em Arroio do Meio/RS, com a participação especial de Luiza Barbosa (participante do The Voice Kids 2019) e Banda. Neste evento foi lançado também o vídeo institucional da Canção do PROERD, gravado pela equipe técnica da ULBRA-Canoas/RS em ritmo de xote e com a interpretação do sargento Jeferson André Cavalheiro Pinto (Instrutor PROERD – Roteirista e Cantor), participação da cantora Luiza Barbosa (apoiadora do Programa), músicos Carlos Meotti e João Sthiler, Escola São Mateus de Sapiranga e os CTGs Guapos do Itapuí de Campo Bom e Desgarrados da Querência de Sapiranga.


O seminário contou com os ilustres palestrantes o médico e Deputado Federal Osmar Gasparini Terra, o juiz de direito Doutor Luís Antônio de Abreu Johnson, secretário adjunto da Segurança Pública coronel Marcelo Gomes Frota, delegada Patrícia Sanchotene Pacheco, equipe da Secretaria Municipal de Educação de Lajeado, psicólogo e especialista em gestão de pessoas Jéferson Cappelari e o professor de neurociência doutor Guilherme Marcos Nogueira.


A programação contempla a execução da Opereção Caminhos da Paz, onde na manhã do dia 11 de março todas as escolas de Lajeado receberam equipes de instrutores que realizaram palestras de promoção da qualidade de vida e prevenção criminal e ao uso de drogas. Foram beneficiadas 25 escolas municipais e estaduais e seus alunos.

Brigada Militar