Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CAvBM

Batalhão de aviação
BAv BM - Foto: SD Teles - BAvBM

A história da aviação na Brigada Militar começou muito antes da efetiva criação do Batalhão de Aviação. Em 6 de agosto de 1915, o então Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Afonso Emílio Massot, propôs ao presidente do Estado do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, a criação de uma escola de aviação. A proposta não foi aceita, sob o argumento de que o assunto era de competência do Ministério da Guerra. Oito anos depois, diante do movimento revolucionário liderado por Assis Brasil, Massot reapresentou o projeto, obtendo êxito, e, em 28 de maio de 1923, foi regulamentado o Serviço de Aviação da Brigada Militar.

A unidade iniciou suas atividades no Posto Veterinário, localizado na Várzea do Gravataí, área pertencente à Brigada Militar e onde atualmente se encontra o Aeroporto Internacional Salgado Filho. No mesmo local está instalada, hoje, a sede do Batalhão de Aviação da Brigada Militar. Para o início das operações, foram adquiridas duas aeronaves francesas do modelo Breguet 14, equipadas com motores de 300 HP.

Para pilotar as aeronaves, foi contratado o ex-sargento aviador do Exército Noêmio Ferraz, que atualmente dá nome à maior honraria concedida pela aviação da Brigada Militar. Como copiloto, atuava Osório Oliveira Antunes. As aeronaves receberam as designações BM-1 e BM-2. Atualmente, as aeronaves da Unidade utilizam a designação operacional "Guapo", em homenagem a esses dois pioneiros da aviação da Brigada Militar.

O primeiro voo ocorreu em 30 de maio de 1923. Poucos meses depois, em 9 de agosto do mesmo ano, um acidente aéreo resultou na morte de Osório Oliveira Antunes. Após esse episódio, as atividades aéreas da Brigada Militar permaneceram interrompidas por décadas, sendo retomadas apenas em 22 de setembro de 1989, com a criação do Grupamento de Polícia Militar Aéreo (GPMA).

Em 14 de abril de 2010, por meio do Decreto Estadual nº 47.176, a então governadora do Estado, Yeda Crusius, criou o Batalhão de Aviação da Brigada Militar.

Em 24 de dezembro de 2025, a Lei Complementar nº 16.450 instituiu o Comando de Aviação da Brigada Militar (CAvBM), marco que consolidou a expansão da aviação da Corporação. O novo comando passou a ser composto pelo Batalhão de Aviação (Porto Alegre), pelo 1º Esquadrão Independente de Aviação de Caxias do Sul, pelo 2º Esquadrão Independente de Aviação de Capão da Canoa, pelo 3º Esquadrão Independente de Aviação de Santa Maria e pelo Centro de Formação Aeropolicial da Brigada Militar, fortalecendo a gestão, a capacitação e o emprego operacional dos recursos aéreos da Brigada Militar em todo o Rio Grande do Sul.

Brigada Militar