Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Medalha do 4º RPMon

Medalha
Medalha Coronel Átilo Cavalheiro Escobar

Medalha “Coronel Átilo Cavalheiro Escobar”

O Coronel Átilo Cavalheiro Escobar nasceu em 15 de agosto de 1912, incluindo nas fileiras da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul no dia 14 de agosto de 1931, declarado Aspirante a Oficial em 24 de dezembro de 1938, 2º Tenente em 30 de outubro de 1939 e 1º Tenente em 7 de setembro de 1948. Foi promovido a Capitão por merecimento em 20 de abril de 1953 e também a Major em 29 de junho de 1957, foi promovido por antiguidade a Tenente Coronel em 29 de junho de 1960 e por merecimento a Coronel, em 20 de setembro de 1961.
Desempenhou as mais diversas funções no 4° Regimento de Policia Montada, chegando em 30 de agosto de 1960 ao comando do Regimento, função que permaneceu até a sua transferência para a reserva em 18 de janeiro de 1963.
Foi professor de Educação Física e Equitação dos Oficiais e Sargentos da Brigada Militar, nos mais diversos cursos de formação da Instituição, destacando-se nas áreas do conhecimento relacionadas ao esporte dentro da Corporação.
Sua dedicação para com as atividades desportivas rendeu uma série de vitórias, sagrando-se Campeão de Pentatlo Militar no ano de 1941 pelo 4°RPMon, tendo atingido no ano de 1950 a posição de Campeão da Temporada Hípica daquele ano, quando venceu as provas: “Clube Farrapos”, “Sociedade Hípica Porto Alegrense”, “Centro Hípico Cristal”, “Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre” e “Dr. Breno Caldas”, entre outras disputadas.
Participou ao longo de sua carreira dos mais diversos eventos hípicos da Brigada Militar, Exército Brasileiro e de entidades civis, tendo destaque em todas as suas participações. Oficial dedicado á profissão policial militar, sendo alvo de diversos elogios e medalhas ao longo de sua carreira, havendo uma profunda relação com sua dedicação à cavalaria brigadiana.
Tendo em vista sua paixão pelo esporte hípico, quando na função de Comandante do 4º Regimento Bento Gonçalves, criou, em novembro de 1960, o Festival Hípico Noturno da Brigada Militar, evento que se tornou parte das festividades de aniversário da corporação, figurado entre um dos maiores eventos do gênero na América Latina, com destaque nacional e internacional.
Desta forma, como uma justa homenagem a este cavaleiro destacado e idealizador do Festival Hípico Noturno, foi criada a "Medalha Coronel Átilo Cavalheiro Escobar", como forma de imortalizar este grande Oficial da Brigada Militar.
A medalha cívica “Coronel Átilo Cavalheiro Escobar” foi concebida primeiramente em 1997 pela Associação União dos Amigos do Festival Hípico Noturno, com a finalidade de distinguir autoridades e personalidades contribuíram para o engrandecimento do Festival Hípico Noturno, sendo esta outorgada pelo Comandante do 4º Regimento de Polícia Montada.
Mas foi através do Decreto nº 44.161, de 05 de dezembro de 2005 que foi instituída a Medalha Coronel Átilo Cavalheiro Escobar da Brigada Militar.
A Medalha Coronel Átilo Cavalheiro Escobar será concedida anualmente por ato do Governador, mediante proposta do Comandante-Geral da Brigada Militar, por ocasião do Festival Hípico Noturno e aniversário do 4º Regimento de Polícia Montada "Regimento Bento Gonçalves", nos graus: Cavaleiro, Grande Cavaleiro e Grande Cavaleiro Oficial.
A Medalha Coronel ÁTILO CAVALHEIRO ESCOBAR, no Grau Cavaleiro, destina-se a distinguir Militares Estaduais que, por suas atitudes e capacidade profissional, hajam contribuído eficazmente para elevar o nome do Policiamento Montado junto a outras Organizações em geral, desenvolvendo as relações de amizade e compreensão entre as mesmas, e os Militares Estaduais que se tenham destacado por atuação relevante no serviço; no Grau Grande Cavaleiro, destina-se a distinguir Autoridades e Militares Estaduais que tenham contribuído eficazmente para elevar o nome da Brigada Militar junto a outros Estados e Instituições de âmbito nacional; e no Grau Grande Cavaleiro Oficial, destina-se a distinguir personalidades que tenham contribuído eficazmente para elevar o nome do Estado do Rio Grande do Sul junto a outros Países e Instituições de âmbito internacional.
A honraria será concedida, igualmente, a Oficiais de outras Organizações Militares, Policiais Militares e Civis em geral, brasileiros ou não, que hajam atuado de forma destacada para a consolidação e o desenvolvimento das relações de amizade entre a Brigada Militar e suas organizações.

Texto: Cel Najara Santos da Silva

Arquivos anexos

Brigada Militar