Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Patrono do 8º BPM

Patrono do 8º BPM General Esteves
Patrono do 8º BPM, General de Divisão do Exército Emílio Lúcio Esteves

O patrono do 8º BPM é o General de Divisão do Exército Brasileiro Emílio Lúcio Esteves, assim instituído por meio do Decreto Estadual Nº 20.328, de 10 de junho de 1970.

Emílio Lúcio Esteves é natural da cidade de Taquara (RS) e nasceu em 23 de dezembro de 1883. Ingressou no Exército Brasileiro em abril de 1903 e cursou a Escola Preparatória de Tática e de Tiro de Rio Pardo (RS), cujo curso encerrou em janeiro de 1906. Depois, matriculou-se na Escola de Guerra de Porto Alegre, sendo declarado Aspirante a Oficial de Infantaria e Cavalaria em janeiro de 1909. Foi promovido a 2º Tenente em fevereiro de 1911 e em junho do ano seguinte foi colocado à disposição do Governo do Rio Grande do Sul.

Como Capitão comissionado, em julho de 1912, Emílio Lúcio Esteves passa a ser instrutor de cursos na Brigada Militar e junto à Corporação desenvolveu diversas atividades nas áreas de ensino, manobras e projetos. Em março de 1916, ele criou o Curso de Ensino na Brigada Militar, que foi a origem da Escola de Preparação Militar.

Em abril de 1922, Emílio Lúcio Esteves recebeu a patente de Capitão e naquele ano concluiu curso na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e passou a chefiar o grupo de instrutores da Brigada Militar.

Ele comandou o Batalhão da Brigada Militar a Revolta de 5 de julho de 1924, em São Paulo, e para essa missão foi comissionado no posto de Tenente-Coronel e ficou à disposição do Governo Federal. Ao retornar, em setembro daquele ano foi promovido a Major no mês seguinte. Em novembro, foi designado a comandar Destacamento da Brigada Militar no combate aos rebeldes liderados pelo Capitão Luís Carlos Prestes na região de Santo Ângelo, no oeste do Rio Grande do Sul, onde permaneceu até março de 1925. Em agosto daquele ano passou a comandar um Destacamento da Brigada Militar para enfrentar efetivos da Coluna Miguel Costa-Prestes em Goiás.

Em março de 1927, assumiu o cargo de diretor do Curso de Preparação Militar da Brigada Militar, aliado à chefia dos instrutores da Corporação.

A promoção ao posto de Tenente-Coronel ocorreu em fevereiro de 1929, depois, a de Coronel, em abril de 1931 e em dezembro de 1932 recebeu a patente de General de Brigada.

Comandou simultaneamente a 3ª Região Militar (3ª RM) e a 3ª Divisão de Infantaria (3ª DI), com sedes em Porto Alegre, de outubro de 1936 a agosto de 1937, quando foi para Minas Gerais comandar a 4ª Região Militar. Em maio de 1939 foi promovido a General de Divisão.

Depois de ter atuado na diretoria de Engenharia do Exército e comandado a 5ª Região Militar e a 5ª Divisão de Infantaria, em Curitiba (Paraná), em novembro de 1940 voltou a Porto Alegre como inspetor-geral do 2º Grupo de Regiões Militares.

Nesse cargo, o General Emílio Lúcio Esteves saiu de Porto Alegre para o Litoral Norte do Rio Grande do Sul no dia 10 de dezembro de 1943, a fim de inspecionar Unidades Militares na região. Tendo ido a Torres e a Tramandaí, à tarde o General retornava a Porto Alegre e logo que sua comitiva passou por Osório, o carro em que estava sofreu um acidente na estrada que ligava a região das praias à capital, atualmente denominada ERS 30.

Foi um acidente fatal, vitimando o General Emílio Lúcio Esteves, com a capotagem do veículo Ford. Demais ocupantes do veículo nada sofreram.

O corpo do General Esteves foi levado para a capital e somente no dia 11 de dezembro aconteceu o funeral no Salão de Honra do Quartel General da 3ª Região Militar. Além de militares do Exército e da Brigada Militar diversas autoridades compareceram ao funeral, incluindo o interventor do Estado, Ernesto Dorneles, e o prefeito de Porto Alegre, Brochado da Rocha.

Brigada Militar