Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 17º BPM

17º BPM
17º Batalhão de Polícia Militar - Btl Ten Cel Joe

O 17º Batalhão de Policia Militar foi criado pelo Decreto Estadual nº 33.306, de 22 de setembro de 1989, sendo instalado em definitivo no dia 25 de agosto de 1990. Inicialmente tinha como missão o Policiamento Ostensivo nos municípios de Gravataí, Cachoeirinha Alvorada, Viamão e Glorinha. Tendo como primeiro Comandante o Ten Cel Jorge Amaranto Juchem, no período de 04 de janeiro de 1990 à 20 de novembro de 1991.

Em 1998, devido à mudança na organização da Brigada Militar, passou a responder pelas ações de policiamento Ostensivo apenas no município de Gravataí.

Em 1999, o Batalhão passou a responder operacional e administrativamente pelas atividades de policiamento também no município de Glorinha.

Responsável pelo Policiamento Ostensivo nos dois municípios, sistematicamente exerce ações preventivas de abordagens a veículos e pessoas, voltadas a filosofia de Policia Comunitária, visando à manutenção da ordem publica, aumentando a sensação de segurança.

Além das missões conferidas pela Constituição Federal, o Batalhão realiza palestras em escolas e desenvolve um Programa Educacional de Resistência a Violência e às Drogas, o PROERD como é chamado, ministrado por policiais militares nas escolas do município. Em 18 de Maio de 2006 foi criado o Decreto Nº 44.447 o qual institui Patrono do 17º Batalhão de Policia Militar o Ten Cel Joe Gilberto Motta de Almeida, designado Batalhão “Ten Cel JOE”.

Em 22 de Julho de 2016, através da Portaria nº642/EMBM/2016 foi instituída a COMENDA DO 17ºBPM.

A “COMENDA DO 17º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR (17º BPM – BATALHÃO TEN CEL JOE)” visa a distinguir oficiais e praças da Brigada Militar, que tenham se destacado tanto no sentido de promover o desenvolvimento, bem como reforçar positivamente a imagem do 17º Batalhão de Polícia Militar, e também aqueles com relevante atuação em atividades de Polícia Ostensiva e Comunitária na área de atuação desse Órgão.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar