Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CRPO-CS

 

CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DO CRPO/CS NA CIDADE DE CAMAQUÃ

 

Aos dezesseis dias do mês de dezembro do ano de mil novecentos e noventa e três, através do Decreto Lei Estadual Nr 34.572, teve a sua origem na transformação do Destacamento Especial para 7ª Cia Ind e posterior Comando Regional de Polícia Ostensiva Centro Sul.

 

Criado em cumprimento à Lei Complementar Nr 10.991, de 18 Ago 97 – Lei Organização Básica da BM, regulamentada pelo Decreto Lei Estadual Nr 38.107, de 22 Jan 98.

 

Instalado na data de 22 Out 1998, na sede do aquartelamento da BM, situado à Rua Maj Lúcio Meirelles, Nr 788, Bairro Olaria, na Cidade de Camaquã-RS.

 

Responsável pela atividade de Polícia Ostensiva em seu ET, respondendo perante o Comando da BM pelo grau de segurança de sua respectiva área, cuja compreende 15 (quinze) Cidades assim distribuídas: Camaquã, Arambaré, Chuvisca, Dom Feliciano, Tapes, Barra do Ribeiro, Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Sertão Santana, Mariana Pimentel, Barão do Triunfo, São Jerônimo, Butiá, Arroio dos Ratos e Minas do Leão.

 

Foram Comandantes o Maj ODIOMAR LUIS BITENCOURT TEIXEIRA, Maj GERMANO LUIS PONTES EIFLER, Ten Cel SOLANOS CÂMARA DE OLIVEIRA, Tem Cel ODIOMAR LUIS BITENCOURT TEIXEIRA.

 

Sua desativação ocorreu na data de 14 Mai 2001, através do Ofício Nr 056/EMBM-SEL/2001 – CIRCULAR, de 04 Mai 2001 c/c Memorando Nr 097/EMBM-SEL/2001, de 15 Mai 2001.

 

CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DO CRPO/CS NA CIDADE DE GUAÍBA

 

Aos vinte e dois dias do mês de janeiro do ano de dois mil e quatro, foi criado o Comando Regional de Polícia Ostensiva Centro Sul, pelo Decreto Nr 42.852, de 22 de janeiro de 2004, sendo instalado em 27 de maio de 2004.

 

O CRPO/CS com sede na Cidade de Guaíba, abrange os Municípios pertencentes às Regiões Sul e Centro Sul. Está composto por dois Batalhões de Polícia Militar, o 28º BPM, sediado no Município de Charqueadas, com responsabilidade territorial sobre os Municípios de Arroio dos Ratos, Minas do Leão, Butiá, São Jerônimo e Barão do Triunfo e o 31º BPM, sediado no Município de Guaíba, com responsabilidade territorial sobre os Municípios de Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Mariana Pimentel e Sertão Santana.

 

 

Brigada Militar